Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO VIDRO

MACAPÁ-AP

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ - UEAP
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
DISCIPLINA DE ENGENHARIA ECONÔMICA II
PROFESSOR Luiz
LAISA SUENE DA COSTA PENHA
TURMA: EPR-24

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO VIDRO

MACAPÁ-AP
2012
INTRODUÇÃO
A elaboração do processo de produção de vidro Float. Dentro de uma linha de produção é a fase inicial que vaidesde o recebimento das matérias-primas na fábrica, passando pela estocagem, dosagem, mistura e finalmente fusão, a partir dessa fase ocorrera o processo de beneficiamento do vidro através dos seguintes processos: Banho, Recozimento, Escanner, Recorte, Armazenamento e Transporte.
Num termo mais amplo a elaboração do vidro vai um pouco além desses domínios. É de sua responsabilidade o desenvolvimentodas matérias-primas,sua especificação e o controle de sua qualidade, a adaptação da formulação do vidro para que este tenha as propriedades exigidas pelos produtos que iram ser constituir, e pelo processo que vai conformá-lo. A maior parte do custo desse produto final está na instalação necessária.

PROCESSO DE FABRICAÇÃO DO VIDRO FLOAT
O QUE É A FABRICAÇÃO DE VIDRO?
Fabricado de formarudimentar pelos egípcios desde a mais remota Antiguidade (Século 27 a.C), o vidro acompanha a história do homem e está cada vez mais presente na vida moderna. Substância inorgânica, homogênea e amorfa, obtida através do resfriamento de uma massa em fusão, o vidro é material complexo que pode ser transformado em um grande número de produtos, compondo objetos de propriedades físicas e químicas bastantedistintas. Ele pode apresentar-se nas mais variadas formas -dos vidros de janelas e dos objetos domésticos à lâmpada elétrica, passando pelos automóveis, televisão, computadores e chegando até os laboratórios e os mais sofisticados instrumentos ópticos. Suas principais características são a transparência e a dureza.
COMO É FEITO?
O vidro é fabricado a partir de algumas das matérias primas maisabundante na face da terra. As principais são: areia, barrilha, bórax, calcário, dolomita, feldspato, nefelina, sienito, sulfato de sódio, silicato de chumbo entre outros, além do próprio caco de vidro. O processo de fabricação começa com a mistura (a seco) destas matérias e depois transferidas a um forno de fusão, revestido de refratários especiais, onde são fundidas à altas temperaturas, da ordemde 1600 ºC. O processo de fusão é muito complexo e envolve basicamente reações químicas entre as diversas matérias-primas, a formação de fases líquidas e homogêneas, a eliminação dos gases produzidos nas reações químicas, é continuamente derramado num tanque de estanho liquefeito, quimicamente controlado. Ele flutua no estanho, espalhando-se uniformemente. A espessura é controlada pela velocidadeda chapa de vidro que se solidifica à medida que continua avançando. Após o recozimento (resfriamento controlado), o processo termina com o vidro apresentando superfícies polidas e paralelas.
DO QUE É FEITO?
SÍLICA-SiO, matéria prima básica cuja função é de vitrificante;
SODA – Na2O: introduzida na barrilha e no sulfato de sódio, tem por finalidade baixar o ponto de fusão da sílica;
CÁLCIO –CaO: introduzida através do calcário e da dolomita, dá estabilidade ao vidro contra os ataques de agentes atmosféricos;
MAGNÉSIO – MgO: introduzida através da dolomita, transmite ao vidro resistência para suportar, dentro de certos limites, mudanças bruscas de temperatura. Enriquece sua resistência mecânica;
ALUMINA – Al2O3: colocada através do feldspato, é o elemento que dá mais resistênciamecânica;
CLORETO DE SÓDIO, NITRATO DE SÓDIO e ÓXIDO ARSÊNICO;
POTÁSSIO( K2O);
Sucata de vidro: empregada na proporção de 20 a 40% que auxilia a fusão.
FONTE:(www.cebrace.com.br/v2/vidro/composicao-quimica)

O PROCESSO DE PRODUÇÃO DO VIDRO
 FIGURA 1: Diagrama de produção do Vidro Float

ETAPAS DO PROCESSO DE FABRICAÇÃO DE VIDRO FLOAT

Estágio 1 : Forno de Fusão

FIGURA 2: Forno de...
tracking img