Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (280 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
GOLDSTEIN, Norma. Versos, Sons, Ritmos. Série Princípios. 13ª ed. São Paulo: Ática, 2002.

RESENHA CRÍTICA

Juliana de Oliveira Duque ¹

O livro Versos, Sons, Ritmos,de Norma Goldstein, fala sobre as normas técnicas de elaboração e análise de poemas.
A autora aborda a unidade do poema como um texto todo e interligado, comentando àrespeito da ritmo do poema e da questão sonora que ele determina no texto. Ainda sobre o ritmo, ela fala sobre as mudanças pelas quais este passou, exemplificando os conceitos desimetria e assimetria.
A autora aborda também a nomenclatura dos poemas pelo número de sílabas que possui, além de fazer isso também com os versos, especificamente. Assimcomo estes, a autora aborda a questão da classificação das estrofes pelo número de versos que estas podem ter e quanto ao fato de rimar ou não.
Em outra divisão do livro, NormaGoldstein fala sobre as figuras de efeito sonoro presentes nas rimas, mostrando também nomes específicos dos tipos de poema de forma fixa, além de abordar os níveis do poema,sendo o sintático, semântico e lexical, dizendo que todas estas características determinam a interpretação do mesmo.
Norma Goldstein introduziu e desenvolveu os conceitos deforma clara e bem compreensível, destacando os temas por tópicos que facilitam o estudo separado destes.
Este texto é leitura recomendada para acadêmicos do curso de Letras,professores, estudiosos, profissionais e demais interessados no assunto análise de poemas.
A leitura desta obra foi importante para captar as técnicas que podem ser empregadasna análise de textos do tipo poema, além de melhorar a interpretação destes. Proporciona ainda o aumento do conhecimento específico na área de análise estrutural literária.
tracking img