Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (703 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: Texto Em defesa da educação infantil
Autores: Regina Leite Garcia e Aristeo Leite Filho.

No texto em defesa da educação infantil, consta que não tem como contestar que houve avanço nodireito das crianças, devido á promulgação da constituição Federal.
No artigo 208, consta que e dever do Estado o atendimento em creches e pré escolas, ás crianças de 0 a 6 anos de idade, tendoo Estado o dever de assegurar a educação infantil, sendo assim o direito das crianças.
Conforme o artigo 227 é também dever da família, tanto da sociedade e do Estado, garantir, a criança e oadolescente, com precedência, o direito
A vida, saúde, alimentação, educação, o lazer, profissionalização, cultura, dignidade, respeito, liberdade, convivência familiar e comunitária, e assimdeichando -os livres de descuido, descriminação, violência, crueldade e opressão.
Endende se que a Constituição Federal de 1988 é um símbolo categórico na asserção dos direitos da criança no Brasil,com a constituição em 1988 e o ECA em 1990, o Brasil liga formalmente á noção de que a criança e um individuo que tem direitos, sendo assim uma forma de olhar a criança de uma nova forma.
Em 20de dezembro de 1996 aprovada a lei e diretrizes e bases da educação nacional, LDB, e assim afirmando novamente a educação para as crianças menores de 6 anos, presencia se a projeção de crescimentointegral, tendo o propósito de educação aos mesmos.
Outro beneficio trazido pela lei, foi á avaliação na educação não tendo assim intenção de asseçao.
No titulo VI, remedia os profissionais daeducação, ressurgindo assim a educação, por vez impondo a formação mínima para os seus profissionais.
As propostas pedagógicas do IEI, devem prezar princípios éticos da autonomia,responsabilidade, solidariedade, respeito do bem comum, princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, exercício da criticidade e do respeito, á ordem democrática, princípios estéticos da sensibilidade...
tracking img