Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Recensão crítica


Em 1992 Jean Berbaum lançou a obra “desenvolver a capacidade da aprendizagem”, no capítulo 3 desta obra “ Quando é que aprendemos? E as estruturas da origem da aprendizagem” como o próprio subtítulo sublinha fala, essencialmente sobre o que é que aprender e como aprendemos.
No inicio do capitulo o autor faz uma pequena introdução ao tema, este afirma que a aprendizagem érecíproca, ou seja tanto o aluno aprende com o professor como o professor aprender com o aluno, sendo este ser visto como objecto de estudo. De uma forma muito sucinta a aprendizagem pode ser descrita pelo desejo que cada um tem de satisfazer necessidades de segurança, de consideração e por fim de afirmação. A sua finalidade reside na aquisição de novos meios que permitam satisfazer estas mesmasnecessidades.
O autor divide esta matéria em quatro subtemas, sendo estes: as características do aprendiz; a situação; o objecto de estudo e, por fim, o meio ambiente. Seguidamente introduz um novo tema designado por condições de existência e de sucesso na aprendizagem.

As características do aprendiz
Segundo Jean Berbaum descrever as características do aprendiz é ter em conta as dimensões que apsicologia distingue, ao procurar descrever a pessoa. Partindo da distinção entre pólo neuro-sensorial, rítmico e metabólico, a psicologia faz-lhes corresponder respectivamente, o pensamento, o sentimento e a vontade.
O pensamento aparece a primeira abordagem, e este está sob a dependência do aparelho neuro-sensorial que controla a integridade do sistema nervoso central e dos órgãos dos sentidos.Em caso de dificuldade de aprendizagem poderá ser importante preocupar-nos com este aspecto, como também é importante conhecer o estado de desenvolvimento do raciocínio e da memória. Os sentimentos e a vida afectiva estão relacionados com o ritmo cardíaco, já a vontade do aprendiz está ligada ao sistema metabólico esta abrange as mudanças internas da categoria da digestão, mas também as mudançascom o meio.
Para caracterizar o aprendiz é necessário, uma descrição das formas do seu pensamento, a sua afectividade e da sua vontade, tendo em conta a sua atitude, os seus conhecimentos gerais e hábitos culturais. A atitude é bastante importante pois está na origem da aprendizagem, sobretudo a atitude que o aprendiz tem consigo próprio se sente-se ou não capaz de aprender; a atitude em relaçãoao objecto se este merece ou não interesse ou relativamente á situação, se esta é aceitável ou não.
Os conhecimentos anteriores do aprendiz também desempenham um papel importante na aprendizagem, como os conhecimentos a nível instrumental, literários, de cálculo ate mesmo a nível linguístico.
Por fim o que caracteriza o sujeito enquanto aprendiz são os objectos de aprendizagem e os processos queprivilegia, ou seja os objectivos do aprendiz estão ligados aos objectivos.

A Situação
Segundo o autor para caracterizar uma situação, há que ter em conta duas dimensões: as tarefas e as circunstancias. Por tarefa pode-se entender a actividade principal exercida pelo aprendiz num dado momento. As circunstâncias permitem precisar a própria organização da situação.
As circunstâncias maisfrequentemente evocadas como determinantes no sucesso ou insucesso da aprendizagem foram: temporais, normalmente os aprendizes queixam-se de não terem tempo suficiente para a dedicação ao estudo e isso vai interferir nos resultados, e esta situação provoca uma sensação de insucesso. As condições meteorológicas também intervém na aprendizagem, contudo as circunstâncias materiais também são mencionadascom frequência. Trata-se da disposição do material, isto é, se o aprendiz tem as condições necessárias para estudar, como por exemplo uma mesa até mesmo material escolar.
Todas estas condições completam-se através das circunstâncias espaciais, como o barulho, a temperatura, a luz e o tamanho do sítio onde o aprendiz trabalha. As condições sociais também são igualmente importantes, pois o...
tracking img