Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (937 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O processo de construção e reconstrução das identidades dos indivíduos nas organizações:
Resenha:
É cada vez mais comum nas empresas com que os funcionários sejam essenciais para o crescimento einovação da empresa. Antigamente eles tinham apenas a função de operários, já hoje são peças fundamentais, nos quais podem expor suas ideias, estando sempre engajados com os valores da empresa, tendobem definido os objetivos que a organização pretende atingir e como alcança-los. Para que esse objetivo seja atingido é necessário um trabalho de conscientização, assim o indivíduo é produto e produtordo sistema social.
Para que esse indivíduo encontre uma identificação com os padrões da empresa, é preciso apresentar os ritos, crenças, valores, rituais, normas, rotinas e tabus da organização,assim apresentando um senso de direção para todas as pessoas que compartilham desse meio. Dessa forma a ação humana varia conforme o tipo da organização, tanto quanto internamente em cada um de seussetores.
Ao entrar em uma organização o individuo acaba percebendo que a sua percepção da realidade muitas vezes tem certa divergência em relação aos outros, ou seja, existe um compartilhamento de umsenso comum sobre a realidade e é por esse meio de compartilhamento que as identidades dos indivíduos são formadas. Também é importante saber que muitas vezes essa identidade deve ser reconstruída,caso a empresa necessite de mudanças.
A organização esta sempre a procura de respostas, e a forma de encontra-las é através da experiência coletiva, pois são os valores e crenças compartilhados quedefinem seu modo de pensar e agir. Sem compartilhar uma cultura comum, não seria possível falar em construção de identidade em qualquer nível organizacional. A cultura organizacional pode ser vista comoo alicerce para a formação da identidade dos indivíduos, não havendo como pensar em identidade, se não for em função da interação com outros.
A partir do momento em que as pessoas internalizam...
tracking img