Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA
CURSO: Administração
DISCIPLINA: Língua Portuguesa I
PROFESSOR (A): Kleyde Jomara Lessa Vilasbôas
ALUNO (A): Letícia da Mota Ferreira

Linguagem,pensamento e representações sociais.

Lane, S. T. M. (1984). Linguagem, pensamento e representações sociais. Em: LANE, S. T. M e W. Codo (orgs.), Psicologia social: O homem em movimento. p.(pp.32-39). São Paulo: Brasiliense.

Consciência/alienação: a ideologia no nível individual
Lane, S. T. M. (1984). Consciência/alienação: A ideologia no nível individual. Em S. T. M. Lane e W. Codo(orgs.), Psicologia social: O homem em movimento (pp.40-47). São Paulo: Brasiliense.

Para defender sua concepção sobre comportamento verbal Silvia Lane inicia seu artigo fazendo menção a uma citação dopsicólogo estadunidense Skinner, justificando a sua ideia que um homem modifica o outro através da linguagem, e que, por consequência disso, acaba sendo modificado. Ressalta, porém que o homem é umamanifestação de uma totalidade histórico-social, transformador e construtor de sua história e que por isso o comportamento verbal deve ser analisado de forma ampla.
A autora explica que a linguagem éproduto de uma coletividade, uma vez que, surgiu da necessidade do homem de trabalhar em conjunto para transformar a natureza e garantir a sobrevivência do seu grupo. E que essa cooperação, por suavez, exigiu desse grupo o desenvolvimento da linguagem para a ampliação das dimensões com as quais teriam que lidar, reproduzindo, assim, uma visão de mundo.
Lane afirma que qualquer análise dalinguagem – mesmo que de forma empírica, como fez Skinner- implica em considera-la como produto histórico de uma coletividade e se apoia em citações de pensadores e psicólogos como: Leontiev, Malrieu,Vygotski, Piagel e Skinner. O texto traz a contribuição de cada um deles para um conhecimento psicológico da linguagem, e demonstra como a comunicação e o pensamento influenciam nas representações sociais....
tracking img