Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (446 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso: Introdução aos estudos históricos


GINZBURG, CARLO Tradução: BATISTA NETO, JÔNATAS Relações de Força, história, retórica, prova. Páginas 64 – 77.

64 Ginzburg abre osegundo capítulo apresentando Lorenzo Valla e seu estudo, o chamado constitutum Constantini, um documento que tivera imensa circulação por toda a Idade Média. Ele certificava que o ImperadorConstantino, em sinal de gratidão para com o papa Silvestre, que o tinha milagrosamente curado da lepra, se convertera ao cristianismo, doando à igreja de Roma um terço do império.

65 Por tempos foi aceitoa veracidade desse acordo, mas antes de Valla já se contestava tal documento, mas o trabalho de Valla foi transformador e ameaçador a igreja católica.

66 e 67 “A primeira versa sobre conteúdo, asegunda sobre as características formais da obra”. A primeira parte de vários diálogos imaginários envolvendo Constantino e seus filhos, e Constantino e o papa. Na segunda, desmonta a veracidade dodocumento mostrando seus erros e contradições.

68 “Nos últimos 25 anos, a noção de prova tem sido considerada como um traço característico (quase símbolo) da historiografia positivista. À prova secontrapôs a retórica e a insistência sobre a dimensão retórica da historiografia (levada até a identificação de ambas) tornou-se alma principal na polemica contra o tenaz positivismo doshistoriadores”.

68 e 69 Ginzburg volta a dar importância a retórica, mas não como era à retórica fora Nietzche ou os sofistas.

70 O humanismo italiano contribuiu que a retórica deixa-se de ter o sentidonegativo, assim como o próprio humanismo italiano que era compreendido como literário, verbal e vazio.

71 “Mas a divergência entre a posição de Kristeller e a de Struver atingia questõessubstanciais que versavam não sobre a maior ou menor importância da retórica, mas sobre seu significado”.

73 e 74 “A distinção que Quintiliano faz entre provas “técnicas” (Entechnoi) e “extratécnicas”...
tracking img