Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (455 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Capítulo 13: As Áreas de atuação do sistema de organização e de gestão escolar- Ações, procedimentos e técnicas de coordenação do trabalho escolar
O autor sugere seis áreas de atuação que,articuladas entre si, asseguram o apoio pedagógico e operacional ao trabalho escolar, ajudando os professores em seu exercicio profissional na escola e na sala.

O Sistema de organização e de gestão daescola: Teoria e Prática.
Os tipos de métodos e práticas estabelecidas pela administração podem influenciar na aprendizagem e no ensino. A diferença da administração escolar e administração empresarial éque a escola trabalha com a formação de pessoa e a empresarial trabalha a ação coletiva de profissionais já com as qualidades propostas pela empresa. Essas características remetem a ideia de que asescolas são organizadas de modo a facilitar a administração. O conteúdo e o processo escolar podem estar inteiramente em desacordo com as necessidades do aluno.
Conceitos de organização, gestão,direção e cultura organizacional.
As maiorias dos administradores não compreendem que a sua principal responsabilidade consiste em organizar materiais e equipamentos e proporcionar condições para umamelhoria na qualidade da gestão e consequentemente, a qualidade de ensino. Ter organização na escola é cada um respeitar o outro e contribuir para uma melhor convivência e aprendizado. A função daadministração consiste em moldar o comportamento.
Neste capítulo são apresentados alguns elementos básicos para o conhecimento da organização
escolar e para a atuação dos professores e do pessoaltécnico-administrativo. Serão abordados os se-
guintes itens: as concepções de organização e gestão escolar; a estrutura organizacional da escola; os elementos constitutivos do processo organizacional.



Asconcepções de organização e Gestão escolar
O estudo da escola como organização de trabalho não é novo, há toda uma pesquisa sobre
administração escolar que remonta aos pioneiros da educação...
tracking img