Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (416 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Curso de Graduação em Enfermagem
Disciplina de Bioquímica
Docente: Profª Kelly Simi

RESENHA

Aluno:
Turma:

Resenha apresentanda como parte de requisitos para obtenção de nota dadisciplina de Bioquímica do Curso Bacharel em Enfermagem.

Taguatinga, DF – Abril/2011
O artigo relata pesquisas dos processos biológicos que preservam a memória em nosso cérebro, baseados no melhorconhecimento da parte molecular e mecanicista que faz com que nos lembramos de tudo. Busca a obtenção de novas drogas para melhorar a memória nos processos degenerativos como o mal de alzhaeimer,incapacitação em conseqüência de AVC. Tem sido obtidas drogas com efeitos variáveis algumas eficazes e outras menos. O processo gera questionamentos: A suposição que uma droga se torne “a droga da moda” com ouso indiscriminado que resolva todos os problemas da área (supostamente).
Verifica-se também o interesse econômico com investimentos milionáriosque prevêem o retorno. Gera ainda debates bioéticos e filosóficos. Haverá efeito colateral? Até que ponto? Pode ocorrer que o efeito da nova droga seja um efeito obtido com as drogas há muito tempo jáconhecida como o exemplo: o uso modafinil em lugar da cafeína, onde se concluiu que há nenhuma vantagem. As duas drogas têm efeitos similares. Mas a verdade é que a maior parte das pessoas já consomesubstâncias para turbinar a cabeça. Quando você toma uma xícara de café para ficar mais ligado, está ingerindo cafeína - e, com isso, provocando alterações no próprio cérebro. Alguns dos remédiosparecem aumentar a neurogênese, ou seja, aceleram o crescimento de neurônios no cérebro. Só que isso não é necessariamente bom. "Existem algumas situações de neurogênese que são ruins. A epilepsia, porexemplo, aumenta a neurogênese. Mas os novos neurônios formam conexões defeituosas. Ou seja: o nascimento deles mais atrapalha do que ajuda", afirma Muotri. Se acorda doente e toma um antigripal...
tracking img