Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LEFFA, Vilson J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. L.; VANDRESEN, P. Tópicos em linguística aplicada: O ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. p. 211-236.
O ensino de línguas, ao longo dos tempos, tem sofrido diversas modificações, decorrente do modo como é visto o processo de ensino-aprendizagem. Dentre as várias abordagens ensino (ou métodos, como eramcomumente denominadas) citemos as principais, com as características:
1 - A abordagem da gramática e da tradução (AGT):
Este método nasceu por causa do interesse pelas culturas greco-latinas e sua característica principal é ensinar a segunda língua (L2) de acordo com a primeira (L1). Outros aspectos dessa abordagem são: ênfase na língua escrita, foco sobre as regras gramaticais, memorização devocabulário (utilizando palavras isoladas, às vezes sem qualquer contexto) e pouca atenção dada à pronúncia das palavras.
2 - A abordagem direta (Tradicionalmente Método Direto):
Nesta abordagem, as aulas são dadas apenas na segunda língua (L2), sendo abandonada, então, a primeira língua (língua materna do aluno).
Criada pelo alemão francês François Gouin, esta foi uma resposta direta ao métododa Gramática e da Tradução (AGT) e seu objetivo era ser uma alternativa melhor ao ensino de línguas. Sobre as características deste tipi de método pode-se afirmar que a aprendizagem da segunda língua (L2) é mais que a da primeira língua (L1); vocabulário simples diário; devolvi mento das habilidades de comunicação oral; ensino da gramática de maneira indutiva; vocabulário concreto por meio derepresentações, fotos e objetos; foco na comunicação oral e principalmente, as aulas são dadas na língua alvo.
3 – A abordagem para a leitura (Tradicionalmente “Método de Leitura”)
O principal objetivo desta abordagem era obviamente desenvolver a habilidade para a leitura. Para isso procurava-se criar o máximo de condições que a leitura tanto em sala de aula como fora dela. As principaiscaracterísticas desse método são: alto controle já primeiras aulas, com a utilização de uma média de seis novas palavras por página e a ênfase na pronúncia é mínima, predominando os exercícios escritos.
4 – A abordagem audiolingual
Essa abordagem surgiu durante a Segunda Guerra Mundial quando os americanos precisaram de falantes fluentes em várias línguas estrangeiras e não os encontrou. A solução, então,foi produzir estes falantes da maneira mais rápida possível. Para essa abordagem algumas premissas são essenciais como: “Língua é fala, não escrita”, significando que o aprendiz necessita primariamente ouvir e falar, só depois ler e escrever; “ Língua é conjunto de hábitos”, em outras palavras, as estruturas básicas da língua alvo deveriam ser repetidas até a automação, e “Ensine a língua, não sobrea língua”, que afirma que a aprendizagem de uma língua acontece pela prática constante, não apenas por explanações ou explicitação de regras; completa ainda que a língua é o que os falantes dizem, não o que alguém acha que eles deveriam dizer.
5 – Período de transição
Nesse período emergem vários métodos, geralmente ligados a um nome, às vezes envolto em uma aura de misticismo, com propostaspouco convencionais para o ensino de línguas. Dentre essas abordagens encontram-se.
Sugestologia de Lozanov, defendendo que a aprendizagem deve ser favorecida pelo ambiente físico. A sala de aula deve ser confortável para permitir uma melhor aprendizagem e os alunos, para reduzir a inibição, podem receber pseudônimos a adquirir uma nova personalidade. Ainda, as quatro habilidades são ensinadas aomesmo tempo.
Método de Curan (Aprendizagem por Aconselhamento) consiste no uso de técnicas de terapia de grupo para o ensino de línguas onde os alunos são divididos em grupos, formando círculos, enquanto o professor circula pelo lado de fora; as frases, dúvidas, enfim o que é dito pelos alunos em sala de aula é normalmente gravado pelo professor para posterior apresentação e discussão em sala....
tracking img