Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1266 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho sobre PDDE

FACULDADE PORTO-ALEGRENSE - FAPA
CURSO DE PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO E CULTURA I

Miriam Pinho de Vites

RELATÓRIO DO

TRABALHO DE PESQUISA DE CAMPO
PDDE

Professor Orientador: Rudimar Serpa de Abreu

Porto Alegre
2011

Sumário:

Resumo do trabalho......................................................................................03Introdução.......................................................................................................04
O programa.....................................................................................................05
Escolas...........................................................................................................06
ConsideraçõesFinais....................................................................................08

Programa Dinheiro Direto na Escola: Uma questão de investimento educacional

Miriam Vites

O presente trabalho teve por finalidade entender como efetivamente funciona o Programa Dinheiro Direto na Escola- PDDE, como intuito de tornar nosso trabalho de maior qualidade. Para tanto realizamos pesquisas semi-estruturada, as quais foram aplicadas em duas escolas de realidades distintas partindo de questões básicas com: o que é o PDDE? Como funciona? Quem é responsável na escola? Como chega até a escola? Além das entrevistas, buscamos também informações no site do MEC, para termos um conhecimento maior doprograma. Através das pesquisas qualitativas podemos concluir que o Programa em si tem potencialidades e fragilidades, sendo que como potencialidades, percebemos que o governo tenta organizar as verbas destinadas às escolas de forma exitosa, pois descentraliza os recursos a fim de organizar formalmente as escolas .Já como fragilidades podemos citar o baixo valor das verbas ,as quais sãoinsuficientes para transformar a realidade escolar de forma satisfatória .

Palavras-Chave: Programa, potencialidades, fragilidades e qualidade da educação
Introdução

Este trabalho teve como intuito analisar não apenas na teoria, mas também na prática como funciona o PDDE.
Buscamos através de pesquisa de campo verificar como se dá relativamente o funcionamento do PDDE em escolas da redemunicipal e estadual dos municípios de Porto Alegre e Alvorada, a fim de analisar como se dá esse processo em dois municípios distintos.
Foram realizadas pesquisas qualitativas com ambos os diretores e funcionários responsáveis pelo setor financeiro da escola.

Programa Dinheiro Direto na Escola

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) consiste na assistência financeira àsescolas publicas da educação básica das redes estaduais, municipais e do distrito federal e também escolas privadas de Educação Especial mantidas por entidades sem fins lucrativos. Tendo como objetivo a partir desses recursos a melhoria da infra-estrutura física e pedagógica, o reforço da autogestão escolar e a elevação dos índices de desempenho da educação básica.
Os recursos do programa sãotransferidos de acordo com o número de alunos da escola, e de acordo com o censo escolar do ano anterior ao do repasse. Assim se no ano anterior a escola teve 1000 alunos, nesse ano irá receber por esse 1000 alunos, não importando se agora tem 1020 alunos.
Tendo como participantes todas as escolas de educação básica (Educação Infantil, ensinos Fundamental e Médio), das redes municipais,estaduais e do distrito federal, também são “beneficiadas” algumas instituições privadas de Educação Especial, desde que mantidas por instituições sem fins lucrativos tendo o dever de estarem registradas no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS) ou outras instituições de atendimento direto e gratuito ao público.

Escolas

Buscamos informações em dois municípios diferentes,...
tracking img