Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: Abordagem Histórico – Cultural. Hernani Pivoto Faria Dias.
Lev Semenovich Vygotsky nasceu na extinta União Soviética, em 17 de novembro de 1896. De família judia, seu pai era chefe de departamento em um banco. Sua mãe era professora. Desde cedo Vygotsky estudou várias áreas do conhecimento e aprendeu diversas línguas. A maior parte de sua educação formal foi realizada em casa, portutores. Aos 15 anos ingressou num colégio. Formou em Direito pela Universidade de Moscou. Na Universidade Popular de Shanyavskii, aprofundou seus estudos em psicologia e literatura. Estudou medicina, com interesse na neurologia para compreender o funcionamento psicológico. Foi professor e pesquisador nas áreas de psicologia, pedagogia, filosofia, literatura, deficiência física e mental. Trabalhouna pedologia, ciência que integra os aspectos biológicos, psicológicos e antropológicos. Criou um laboratório de psicologia e participou da criação do Instituto de Deficiências, em Moscou. Vygotsky casou em 1924 e teve duas filhas. Conviveu com a tuberculose e morreu em 1934 com 37 anos.
Muitos dos textos de Vygotsky foram criados oralmente por anotações de seus colaboradores, durante suaspalestras. Vygotsky, Luria e Leontiev eram jovens intelectuais da Rússia pós- revolução, na busca de uma nova psicologia. De um lado a psicologia como ciência natural, tomando o homem basicamente como o corpo. De outro lado a psicologia como ciência mental. Vygotsky buscava uma abordagem, que possibilitasse uma síntese entre as duas psicologias. Uma psicologia que integra corpo e mente o homem enquantoser biológico e ser social e parte de um processo histórico. Surgindo três ideias: as funções psicológicas são produtos da atividade cerebral; o funcionamento psicológico baseia nas relações sociais entre o indivíduo e o mundo exterior; relação homem/mundo é mediada por sistemas simbólicos. Sendo o cérebro um sistema aberto (plasticidade), moldado ao longo da história da espécie e dodesenvolvimento individual.
O conceito de mediação é a relação do homem com o mundo não sendo direta, sendo mediada por sistemas simbólicos. O instrumento é um elemento entre o trabalhador e o objeto de seu trabalho, ampliando as transformações. Ele carrega a função para qual foi criado e o modo de utilização desenvolvido durante a história, sendo um objeto social e mediador entre o indivíduo e o mundo. Ossignos são ferramentas que auxiliam nos processos psicológicos e não nas ações concretas, auxiliando o homem em tarefas que exigem memória ou atenção. A memória mediada por signos é mais poderosa que a memória não mediada.
Para Vygotsky é o aprendizado que possibilita o despertar de processos internos de desenvolvimento que, não fosse o contato do indivíduo com certo ambiente cultural, nãoocorreriam. O aprendizado é um processo pelo qual o indivíduo adquire informações e habilidades, a partir de seu contato com a realidade, o meio e as pessoas. Quando a criança já sabe realizar determinada tarefa, referimos à capacidade de ela realizar sozinha, denominada de nível de desenvolvimento real. O segundo, denominado nível de desenvolvimento potencial, é a capacidade de efetuar tarefas comauxílio de adultos ou de colegas mais capazes.

Vygotsky atribui importância à interação social no processo de construção das funções psicológicas. A partir da existência desses dois níveis de desenvolvimento, real e potencial, que define a zona de desenvolvimento proximal. A zona de desenvolvimento proximal é um domínio psicológico em constante transformação, aquilo que uma criança é capaz defazer com a ajuda de alguém hoje, ela conseguirá fazer sozinha amanhã, sendo a interferência de outros indivíduos mais transformadora. Se o aprendizado impulsiona o desenvolvimento, então a escola tem um papel essencial na construção do ser psicológico dos indivíduos. O processo de ensino-aprendizado deve ser construído, tomando como ponto inicial o nível de desenvolvimento real da criança, com...
tracking img