Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (855 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO- FIMCA

CURSO DE SERVIÇO SOCIAL

ESTÁGIO SUPERVISIONADO III

PROF. FERNANDA VINHOLI BRAZIL

28 DE AGOSTO DE 2012

TELMA DASILVA RAMOS DE OLIVEIRA



BURIOLLA, Marta Alice Feiten. O Estágio Supervisionado. A Matéria-prima da Supervisão de Estágio em Serviço Social. 7ª Edição. São Paulo: Cortez, 2011, Pg. 87 a 100.

Umtema de grande relevância a ser abordado no âmbito do Serviço Social tem haver com a matéria-prima da supervisão de estágio. E no que diz respeito a esse assunto, Buriolla, trata de maneira bem profundae em detalhes.

Inicialmente de modo amplo conceitua a matéria-prima da supervisão de estágio como atividade prática profissional desenvolvida pelo supervisor e supervisionado no contextosócio-histórico-institucional. Por outro lado, a prática abrange suas representações contidas na sociedade, entre as quais, posição de classe, escola que se formou, relações de trabalho, círculo familiar etc. E,de maneira direta, a autora define a matéria prima da supervisão em Serviço Social como o agir profissional do assistente social, do aluno em formação e a tudo o que a ele se relaciona, como aestratégia de ação, as temáticas, o processo ensino-aprendizagem, e a realidade social propriamente dita. Dessa forma, para a compreensão de tal particularidade é necessário também uma compreensão ouconcepção da profissão e da prática profissional, que de maneira geral essa última, é descrita pela autora como conjunto de atividades peculiares realizada por uma determinada categoria profissional legitimadase reconhecidas pelo Estado e pelo mundo do trabalho. E conforme situa Brandão “as práticas profissionais variam de acordo com cada profissão, ou seja, não podem ser estudadas como um conjunto, mas emsuas especificidades. Com relação ao Serviço Social, este, encontra-se em um espaço contraditório, diante do modo de produção capitalista, ou seja, a relação desigual entre exploradores e...
tracking img