Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (435 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O Nascimento de um Cidadão
Moacir Scliar
O nascimento de um Cidadão (Moacir Scliar) é um texto que trata sobre a importância da pessoa natural ser reconhecida como um Cidadão. O autor denomina estapessoa como “ele” porque tanto no âmbito profissional como no familiar ele ainda não conquistou este reconhecimento.
O autor usa um questionamento no inicio do texto com relação ao nascer comocidadão, renascer para se tornar um ou até mesmo a necessidade de morrer para ser cidadão. No inicio do texto a morte é anunciada como a demissão da pessoa em questão. Ele não sabe como enfrentar a família,sua esposa e seus dois filhos. Vai para casa e a reação de sua esposa não é nem um pouco amistosa, e quando as oportunidades de novos empregos não aparecem, ele um dia resolve não voltar mais paracasa.
Depois de passar a primeira noite na rua, junto com alguns outros mendigos, ele se sente mais aliviado com a sensação de que deixou um problema para trás. Começa a viver um estagio dedespreocupação com tudo, inclusive com a própria vida. Se tiver o que comer, comeria e o que não falta nestes casos é a bebida. Começa esquecer do rostos dos filhos e por fim o rosto da esposa, mas ele toma comouma benção por diminuir a culpa por ter abandonado a família.
A preocupação volta a perturba-lo quando percebe ao passar do tempo que esqueceu até mesmo do próprio nome, sua identidade. Não sabe maisonde se encontra e quanto tempo havia passado. Resolve então fazer algo por ele mesmo, e vai até um abrigo religioso para tomar um banho, como se quisesse se libertar de todo aquele passado que nãorepresentou nada na sua vida. Ao sair do banho vestiu roupas limpas doadas pelo abrigo, e saiu sentindo se leve, outra pessoa, estava tão feliz e impressionado com a beleza do céu, das arvores, do sole das pessoas que ao atravessar a avenida não percebeu o ônibus que o jogou a distancia. Nesse momento de sua morte ele é reconhecido como cidadão quando um policial se aproxima dele e pergunta:...
tracking img