Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1798 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
MEDINA, J. P. S. A Educação Física cuida do corpo... e ‘’mente’’: bases para a renovação e transformação da educação física. 7. ed. Campinas: Papirus, 1987
Suelen Vicente Vieira, Universidade Estadual de Maringá – UEM, Maringá, Paraná, Brasil.

João Paulo Subirá Medina é licenciado em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica – SP, especialista em técnica de futebol pela Faculdadede Educação Física de São Carlos – SP. Outras Obras:

O livro é constituído por uma introdução e três capítulos, apresentando uma crítica geral sobre alguns aspectos e algumas ações referentes à atuação dos professores na área da educação física e sobre a realidade em que vive a educação.

Na introdução, o autor destaca a necessidade de escrever o livro, mediante o aumento do interesse dapopulação pelas atividades do corpo, o qual deu condições para uma melhor reflexão acerca deste assunto e tornou necessário encontrar um sentido mais humano para a cultura física.

Dando continuidade às reflexões ele aborda os problemas referidos à educação de um modo geral, destacando que esses problemas estão diretamente ligados ao sentido humano dado a eles, pois em nossa sociedade, enfatiza-se opensamento e o sentimento, relegando o movimento a segundo plano. Em consequência disto, a educação física tem sido colocada em planos inferiores. Aponta, assim, que a cultura do corpo necessita de uma revolução, para que entre em crise, e se ampliem as nossas possibilidades tentando recuperar o sentido humano do corpo.

O autor evidencia que é preciso desenvolver a criticidade nos indivíduos,porque somente assim é possível transformar progressivamente os nossos valores.

No Capitulo 1, o autor afirma que o entendimento da disciplina educação física, assim como a cultura do corpo, precisa entrar em crise, a fim de que se promova sua evolução.
175
Conexões: revista da Faculdade de Educação Física da UNICAMP, Campinas, v. 10, n. 1, p. 175-180, jan./abr. 2012. ISSN: 1983-9030 Porém, não se pode esquecer, que em nossa sociedade, qualquer opção de mudança é vista como problema haja vista que as relações sociais vêm se estabelecendo pela competitividade, superficialidade e a inautenticidade.

Outro tópico abordado é a educação, quando se fala que ela não oferece oportunidades de reflexão aos educandos, para que esses possam agir corretamente. Se o que difere o ser humano dosoutros seres é a sua capacidade de conscientização, é necessário que a educação forme pessoas aptas para isso. O filósofo Maurice Merleau-Ponty diz que “a consciência é percepção e percepção é consciência”.

O autor descreve então, segundo Paulo Freire, três graus de consciência. A primeira chamada de consciência intransitiva, na qual os indivíduos são incapazes de percepções além daquelas quelhe são vitais. Em relação à segunda, denominada de consciência transitiva direta, os indivíduos restringem-se apenas aos problemas que os afligem. E na terceira, chamada de consciência transitiva critica, os indivíduos são capazes de ir além da superficialidade dos fenômenos e se assumem como sujeitos de seus próprios atos.

A partir dessas concepções, para melhorar sua qualidade de vida, umindivíduo deve objetivar os níveis mais altos de consciência, a fim de transformar o injusto e o desumano que lhe afetam. Esses três níveis de consciência se relacionam, e é quase impossível separá-los.

Na conclusão do autor, para haver uma mudança na educação, é fundamental que seus integrantes lutem por essa transformação. É evidente que cuidar do corpo virou moda, e a indústria se aproveitadessa situação para lançar diversos produtos no mercado. E é dentro desta realidade que a educação física cresce e se desenvolve. Segundo o autor, nesse contexto, a educação física precisa entrar em crise, para se criticar os valores hoje impostos e procurar sua verdadeira identidade, lutando-se por um padrão de vida em que se garanta o equilíbrio entre o corpo e a mente.

No Capítulo 2, é...
tracking img