Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (969 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O presente texto tem como objetivo descrever em forma de resenha crítica, uma síntese sobre um artigo postado na Revista Exame por LOPES, Mikhail. Por que as contas não fecham: entenda os mistérioscontábeis das empresas da Nova Economia. São Paulo: Revista Exame, 2000.

De um modo geral Lopes (2000) descreve como se processa os números em Balanços Patrimoniais de grandes empresas e osquestionamentos que envolvem principalmente relacionados ao Capital destas na era da Nova Economia. Como essas organizações utilizam as informações oriundas dos Balanços e as organiza para transformá-la emsignificados, gerando conhecimentos e possibilitando assim a tomada de decisão. De forma bem direta, porém um pouco complexa, o autor destaca os pontos importantes e as definições pertinentes ao tema.O texto de Lopes (2000) é discorrido ao longo de 04 páginas, subdividida em parágrafos e não há divisão em capítulos ou seções. Como foco de sua narrativa, o autor estrutura todo o texto em forma dedissertação, enumerando e exemplificando em formato crescente toda a dinâmica do assunto abordado.

Lopes (2000) inicia explicitando o caso de uma empresa que teve suas ações multiplicadas na bolsade valores a ponto de ultrapassar o valor de seu patrimônio e concluiu que geralmente “uma empresa não vale pelo patrimônio que está registrado em seu balanço” e sim pelo que o Mercado (ações naBolsa de Valores) acha que esta poderá gerar de lucros futuramente. E faz um questionamento sobre o porquê então de se fazer uma confusão de números, cálculos, contas para se chegar a um balanço dopatrimônio, sabendo-se que no final o ativo tem que fechar igual ao passivo e que a parte mais importante dele é o final onde se relata se a empresa obteve lucros ou prejuízos.

Segundo Lopes (2000) essadiscrepância vem ocorrendo desde a época da Revolução Industrial e existem diversos casos no mundo todo que se pode comparara com a empresa analisada no Case. E que a função primordial do balanço...
tracking img