Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (606 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA



Márcio Rafael da Silva



CONTABILIDADE DE CUSTOS



A contabilidade de custos surgiu junto com a revolução industrial, como tentativa de se elaborar um inventário disponívelem um determinado período operacional, onde procurava-se identificar o valor dos produtos fabricados e vendidos. Naquela época as empresas apresentavam processos de produção muito parecidos com osprocessos artesanais, e tinham, portanto, sua matriz de custos, basicamente com matérias primas e mão-de-obra, que eram sem duvida os mais relevantes.



Com o incremento do processo produtivo,ocorreu então o aumento da concorrência entre empresas, e surgiu a necessidade de melhorar os mecanismos de planejamento e controle de cada empresa. A partir daí, as informações de custos, seriam um grandesubsídio para o controle e planejamento empresarial. Diante de tantas informações, a contabilidade de custos tornou-se um grande sistema de informações gerenciais.



A Contabilidade de Custoscomo sistema de informação, disponibiliza dados, e informações necessárias para que se efetue a mediação do desempenho organizacional, seja ele de curto ou de logo prazo, e isso ocorre em função da sualigação direta com as funções de planejamento, orçamento e controle.



A contabilidade de custos pode se definir nas seguintes classificações:

- Inventariar os produtos fabricados e vendidos- Planejar e controlar as atividades empresariais

- Servir como instrumento para tomada de decisão



É necessário definir e citar alguns conceitos e classificações, para fins de entendimentoda resenha:

• Custos: é o valor de bens e serviços consumidos na produção de outros bens ou serviços.

• Despesas: é o valor dos bens ou serviços não relacionados diretamente com aprodução de outros bens ou serviços consumidos em um determinado período.
• Gastos: é o valor dos bens ou serviços adquiridos.
• Desembolso: é o pagamento resultante das aquisições dos bens e...
tracking img