Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (612 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
QUIMIOTERAPIA CONCOMITANTE Á RADIOTERAPIA NO TRATAMENTO ADJUVANTE DO CÂNCER DA MAMA LOCALIZADO*



RESUMO

O tratamento adjuvante do câncer da mama com freqüência envolve o uso de radioterapiae quimioterapia. Essa combinação não deve prejudicar um ao outro.
Enquanto a sequência ideal do uso de RADIO e QUIMIO está para ser definida, tem sido feito ambos os tratamentos ao mesmo tempo, como uso de CMF como esquema de QUIMIO, sem maiores mudanças de dose ou toxicidade de nenhum dos tratamentos.

Introdução

O maior problema hoje no câncer de mama é o controle das metástaseshematogênicas, que podem se manifestar meses ou anos após o tratamento local.
A quimioterapia tem tido cada vez mais importância na diminuição destes riscos, tanto em pacientes com linfonodos axilarespositivos quanto negativos, e por isto indicada com maior freqüência e até realizada antes da radioterapia em alguns casos.
O uso dos dois tratamentos ao mesmo tempo, pode ser útil por não atrasar nenhumdos dois.

A resenha aborda:

Tratamento radioterapico+quimioterapico no tratamento adjuvante do câncer de mama.

Discurssão

Uma analise retrospectiva foi feita dos casos de câncer de mamaFoi avaliado 103 pacientes portadores de câncer ductal de mama. Dentre elas 16 do grau l, 68 do grau ll e 19 pacientes do grau lll, a analise foi feita com pacientes de 44 anos em média.Os casos tratados com a radioterapia receberam irradiação com 2 campos tangentes, incluindo apenas a mama, as pacientes foram tratadas com cobalto ou aceleradores lineares.
Todos os 103 pacientesreceberam quimioterapia entre 1 ou 2 ciclos de CMF por via intravenosa, com intervalos de 21 dias, concomitantes á radioterapia. Entre os 103 pacientes, 13 receberam primeiro a quimioterapia e a seguirreceberam radioterapia e CMF concomitantes.
A sequência da Quimio após o terminio da Radio variou entre os esquemas de CMF e FAC.
O resultado da pesquisa foi que: nenhum dos 103 pacientes...
tracking img