Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (887 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1
RESENHA


• A variação linguística: Primeira instância.

✓ O envelope de Variação.

De acordo com o autor, para que podemos alcançar um objetivo mais aprimorado épreciso que conheça todas essas variações. E é a partir do perfil individual das variantes que podemos descobrir cada instrumento que cada uma dispõe. “A essa descrição detalhada das variantesdaremos o nome de envelope de variação”. (P.33)
Segundo o autor, todos esses casos de variação começaram a ser estudados a partir de trabalhos de um grupo consonantal em inglês. No caso doplural em português e espanhol também pode ser feita a divisão das palavras em monomorfêmicas e bimorfêmicas.
“Tal como proposto por Labov, a concepção e o alcance domodelo sociolingüístico são a um só tempo sincrônico e diacrônicos.”(P.35)
✓ As armas e as artimanhas das variantes: fatores condicionadores.


Para o autor, o estudo dos sistemaslingüísticos demonstra que cada variante correspondem certos contextos que a favorecem. Por isso, a hipótese dos grupos de fatores condicionadores ocorrerá conseqüentemente, de seu trabalho com as inúmeras horasde gravação feitas com seus informantes.
“Nossas hipóteses de trabalho serão dadas pelo levantamento de todos os contextos ou fatores que potencialmente influem narealização de uma variável, de uma ou de outra.” (P.36)2

✓ A operacionalização do modelo.

O autor nos relata que devemos evitar a repetição de letras ou números dentro de ummesmo fator, pois dessa maneira, você está tratando desse caso de variação. Como um fenômeno de apagamento ou de cancelamento do português.

“Isso significa que a...
tracking img