Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (749 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha: A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica.
BENJAMIN, Walter. "A obra de arte na era da sua reprodutibilidade técnica" In: Magia e técnica arte e política: ensaios sobreliteratura e historia da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1994.
No texto, Walter Benjamin procura determinar o que significa realmente a reprodutibilidade da obra de arte e ainda, a sua reprodutibilidadetécnica, demonstrando que a técnica é mais recente na medida em que exigiu algum desenvolvimento tecnológico para a constituição de equipamentos voltados para o objetivo de fazê-la atingir um maiornumero de pessoas ou consumidores das mesmas. A teoria do autor é relacionada diretamente a questões marxistas, mas de alguma forma ela está estanque no tempo.
Quando Benjamin iniciou a análise da artena época de sua reprodutibilidade técnica, esse modelo de reprodução ainda estava em seus primórdios. Ele orientou suas investigações e remontou às relações fundamentais da reprodução técnica e, aodescrevê-la, previu o futuro da cultura de massa. Diz ele “em sua essência, a obra de arte sempre foi reprodutível. O que os homens faziam sempre podia ser imitado por outros homens". Muito além depoder, a capacidade da imitação faz parte da condição cultural humana. A xilogravura, substituída pela litografia atingiu níveis sempre crescentes de massificação. Também faz parte da condição culturalhumana, a capacidade surpreendente de criar novas respostas ou reiterá-las, rompendo com aquilo que era imitado ou reproduzido até então. Muitas vezes, os embates acontecem com o surgimento de novasrespostas que querem ocupar o lugar das respostas tradicionais. A reprodução técnica possui autonomia, ela pode captar os detalhes das imagens.
Benjamin acentua a questão da autenticidade da obra de artee introduz a noção de aura quem em muito se reduz com a reprodutibilidade. A autenticidade de uma obra está relacionada ao fato dela ser a número um, a origem. Este número um carrega toda uma...
tracking img