Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (354 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A expansão das multinacionais e a globalização da economia

Durante o período inicial da intensa expansão das multinacionais pelo mundo, aproximadamente entre as décadas de 1950 e 1970, a maiorparte dos projetos industriais instalados nos países estrangeiros tinha a incumbência de executar em um mesmo local todas as etapas necessárias à produção de uma determinada mercadoria. Todas asetapas de fabricação de um automóvel, por exemplo, deveriam ser realizadas em uma única unidade montadora, e até mesmo os componentes (peças, motor, chassi, etc.) deveriam ser produzidos, em sua maioria,nas imediações da fábrica.
Nas últimas duas décadas, entretanto, devido à busca incessante por custos operacionais mais baixos, maior produtividade e, conseqüentemente, maiores lucros, vem ocorrendo oque os especialista denominam de fragmentação do processo produtivo. Diversas corporações multinacionais passaram a dividir as etapas de produção e montagem de uma mesma categoria entre suasdiferentes filiais espalhadas pelo mundo, com o objetivo de otimizar a fabricação. Para isso, introduziram novos métodos e técnicas de gerenciamento de produção, cujo modelo também vem sendo empregado nossetores do comércio e da prestação de serviços.

Dessa maneira, uma infinidade de mercadorias, desde bens de produção (máquinas industriais, veículos e transportes de carga) até bens de consumo(computadores, aparelhos eletrônicos, roupas calçados), tem seus componentes produzidos em unidades fabris de uma mesma empresa localizadas em diferentes países.
Outro aspecto fundamental relacionado afragmentação da produção pelas multinacionais relaciona-se com os trabalhos de terceirização de determinadas etapas do processo produtivo. A terceirização consiste no repasse de atividades de produçãoconsideradas não-estratégicas pelas grandes corporações a outras empresas, que deverão realizá-las dentro dos padrões de qualidade imposto pela contratante.

É importante termos claro que esse...
tracking img