Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Esta resenha foi produzida a parti do filme “Escritores da Liberdade”, direção, produção de : Richard Lagravenese. Roteiro: Richard Lagravenese, Erin Gruell, Freedom Writers. Elenco: Hillary Swank; Patrick Dempsey; Scott Glenn, Imelda Staunton, April Lee Hernandez; Kristin Herrera; Jacklyn Ngan; Sergio Montalvo; Jason Finn, Deance Wyatt. EUA – Alemanha, 2007. Duração 123 min. Gênero: Drama.Richard Lagravenese tem 48 anos, nasceu em 30 de outubro de 1959 nos EUA, é produtor e tem vários longa metragem, como : P.S. EU TE AMO em 2007, Paris EU TE AMO 2006. A década Under the influencer 2003, e Escritores da liberdade em 2007.
Escritores da Liberdade é um filme classificado como gênero de drama. O filme é baseado em fatos reais, estrelado pela atriz Hillary Swank, que vive a personagem daprofessora “ Erin Gruell”. A historia se passa por volta do ano de 1992, onde a cidade de Los Angeles vive uma verdadeira guerra nos seus bairros mais pobres, causados por gangues que são movidos pelas tensões raciais.
No filme Erin Gruell interpretada pela atriz Hillary Swank, sofre inicialmente objeção de seu pai e posteriormente de seu marido em tentar reverter o quadro de completo caos na sala203, na qual preconceitos raciais e rivalidades entre gangues predominavam, a personagem sofreu também exaustiva oposição da diretoria da escola , do professor que lecionava para séries mais avançadas, bem como pela diretora do conselho educacional.
Tais desafios pareciam mais um combustível para a determinação da docente, que utilizou em método consideravelmente eficaz com seus alunos, no qualforam incluídas atividades em grupo, com o objetivo de os alunos passarem a se conhecer melhor e forte incentivo à literatura e a escrita.
A leitura do livro “ O diário de Anne Frank” , para os alunos, foi um fator relevante para que começassem a ter gosto pela leitura, e como ultimo projeto , ela deixaria de lecionar aos alunos da sala 203 nos anos seguintes, a professora sugeriu que a exemplo dolivro “Diário de Anne Frank” (uma sobrevivente do holocausto) os alunos escrevessem cada um o seu próprio diário, contando suas vidas, isso os estimulou o prazer da escrita.
Mais tarde, com a junção de todos os diários, foi dada a origem ao livro “Diário dos Escritores da liberdade”, livro este que foi posteriormente publicado.
O resultado desse belo trabalho pedagógico não poderia serdiferente: A docente recebeu autorização para lecionar as séries mais avançadas, continuando assim, com a sua turma da sala 203 até a formatura, e anos depois, foi autorizada a lecionar também à universitários .
No entanto, o ponto principal da historia vai além do que podemos considerar concreto ou palpável. Erin Gruell mudou vidas, conceitos individuais do que certo ou errado, principalmente, aumentou aautoestima de jovens considerados “perdidos” ou “sem futuro”, pela sociedade.
A docente consegue mostrar aos alunos que os impedimentos e situações de exclusão e preconceitos podem afetar a todos independentes da cor da pele e origem étnica.
Muitas vezes a realidade em que esses jovens vivenciam como violência domestica; as drogas , a prostituição , o desemprego entre outros. Fazem com queprocurem uma solução nas ruas , com isso se envolvem em situações cruéis, como exemplo: as gangues mostradas no filme.
Esta realidade está presente em nossa sociedade, no mundo. E estes jovens com as mentes travadas pelo terror causados por estas circunstancias e por não acreditarem mais em si mesmos, até pelo fato de acharem que ninguém os compreendem dando assim continuidade a praticar o mal. Até queem um momento alguém os despertam novamente para o mundo, os fazem sentir especiais, capazes de acreditarem na mudança.
Ao longo do filme percebe-se concepções pedagógicas como por exemplo:” libertadora e tradicional”.
A concepção libertadora mostra que não necessariamente deve-se trabalhar dentro da escola, porem visa levar professores e alunos a atingir um nível de consciência da realidade em...
tracking img