Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2014 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE EVANGÉLICA CRISTO REI – FECR
CURSO: LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA
DISCIPLINA: ÉTICA
PROFESSOR: FRANCISCO SAMUEL
PERÍODO: V

RESENHA CRITICA

Zildenir Almeida da Silva

Jáicós- PI, abril de 2012.
-------------------------------------------------
ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Tradução, textos adicionais e notas Edson Bini. Bauru, SP: EDIPRO, 2ª Ed. 2007.

Zildenir Almeida da SilvaAristóteles nasceu em Estagira (atual Tessalonia), cidade grega e então colônia da macedônia, cerca de trezentos quilômetros a norte de Atenas. O ano de seu nascimento é duvidoso-385 ou, mais provavelmente 384 a.c. Filho de Nicômanco e Festias, seu pai era medico e membro da fraternidade ou corporação dos Asclepiades (ou seja, filhos ou descendentes de Asclépio, o deus da medicina). A arte medicaera transmitida de pai para filho. As obras de Aristóteles foram perdidas na sua integra; outros chegaram a nós parciais ou muito incompletos; de outras restam apenas Fragmentos; outras, ainda, embora estruturalmente integras, apresentam lacunas facilmente perceptíveis ou mutilações.
É quase certo que boa parte da perda irreparável da obra aristotélica tenha sido causa pelo criminoso incêndio dabiblioteca de Alexandria, ocorrido por volta do ano 200 a.c. Ética tenha sido causa pelo criminoso incêndio da biblioteca de Alexandria, ocorrido por volta do ano 200 a.c. Ética a Nicômanco esta escrito em 10 livros, trata dos individual, a ética tais como o bem, a virtudes, os vícios, as paixões, os desejos, a amizade, o prazer, a dor, a Felicidade, etc.
Livro I fala sobre o bem, a felicidade e avirtude. Considera-se que toda arte, toda investigação é igualmente todo empreendimento é projeto previamente deliberado colimam alguns bem pelo que se tem dito, com razão, ser o bem a finalidade de toda as coisas. Finalidades da artes que lhes são subordinadas, uma vez que estas ultimas finalidades somente são visadas em função das primeiras.
Todo individuo julga corretamente os assuntos com osquais está familiarizado e conhece, sendo deles um bom juiz. Bom juiz em geral é necessário que tenha recebido uma educação completa a finalidades dessa ciência é a ação e não o conhecimento.
Mas é possível que algum se permita pensar que conhecer o Bem Ideal possa ser desejável a titulo de um auxilio para a consecução desses bens que são praticáveis e atingíveis.
A felicidade, portanto uma veztendo sido considerada alguma coisa final [completa] e autossuficiente é a finalidade visada por todas as ações.
A virtude também é diferenciada em consonância com essa divisão da alma. Algumas formas de virtude são chamadas de virtudes intelectuais e outras virtudes morais. A sabedoria e o entendimento e a prudência são virtudes intelectuais a generosidades e a temperança são virtudes morais.Segundo o autor as finalidades dos bem só são visadas em função das primeiras e para ser um bom juiz é necessário que tenha ação. Para Aristóteles o bem Ideal pode ser desejado pela consequência dos bens praticados e atingíveis. A felicidade completa é visada por todas as ações. A virtude é diferenciada da divisão da alma. O saber e o entendimento é a prudência são virtudes intelectuais. Já a virtudemoral é composta por a generosidade e a temperança.
Livro II fala da virtude, paixões, dor, prazer. Sendo a virtude nomeadamente, intelectual moral, a intelectual é majoritariamente tanto produzida quanto ampliada pela instrução exigindo consequentemente, experiência e tempo. Ao passo que a virtude moral ou ética é o produto do hábito, sendo seu nome derivado com uma ligeira variação da forma dessapalavra.
As virtudes têm a ver com ação e paixões e toda paixão e toda ação são acompanhados por prazer e dor. O fato de a dor ser meio da punição, pois a punição é uma espécie de medicina e é da natureza da medicina operar por meio de opostos.
O prazer e a dor constituem também os padrões por meio dos quais em todos nós, num maior ou menor grau regulamos nossas ações. A virtude é então uma...
tracking img