Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (814 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

DISCIPLINA: INFORMÁTICA NO ENSINO DE MATEMÁTICA

ALUNA: ANTONIA DO NASCIMENTO XAVIER DA SILVA

PROFESSOR: THOMAZ EDSON

PORTFÓLIOAULA 03

RESENHA

CAUCAIA

FEVEREIRO 2011

O Computador e a Aprendizagem Matemática: reflexões sob a perspectiva da Resolução de Problemas.

O artigo da Professora Norma Suely Gomes Allevatoda Universidade Cruzeiro do Sul aponta que existem muitas pesquisas tentando entender a relação da pratica da resolução de problemas no ensino da Matemática, de acordo com a autora do artigo osproblemas sempre estiveram presentes no ensino e no currículo da disciplina de citada. No momento o pensamento esta voltado para a ligação da resolução de problemas e outros recursos presentes naEducação Matemática como os jogos, à modelagem, os projetos, as tecnologias de informação e também o uso do computador tema central do artigo.

Para usar eficazmente o computador na atividade docente énecessário o conhecimento do que é feito e o que se deseja que o computador faça sendo indispensável saber Matemática. A autora aborda o fato de que alguns alunos mesmo usando a tecnologia recorremao uso do lápis e papel para resolver conflitos que surgem com a partir da abordagem visual dada pelo computador.

Outro ponto demonstrado pela autora é que o computador enfatiza o pensamentovisual, mas não elimina o algébrico, podem ser usadas informações gráficas para resolver questões e fomentar a formação de conjecturas, refutações, favorecendo à reflexão. De acordo com Pierce e Stacey ouso de variadas representações proporcionam um aumento da compreensão dos conceitos por parte dos alunos aumentando também a gama de problemas para que os alunos possam buscar soluções.

Já Borba ePentado assinalam focalizam a experiência que o computador proporciona ao permitir que os alunos formulem, reformulem e rejeitem hipóteses possibilitando o pensar como “rede” estabelecendo elos e...
tracking img