Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2008 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Design Social
Conceito e Aplicações

Aluno: Jaymisson Souza
Disciplina: Rede PE de Design Social
Professora: Ana Emília Castro
Design Social:

“Design como foco central no auxílio aos mais carentes, potencializando através do ensino de técnicas e atividades, a melhoria de sua qualidade de vida.”

“Design social tem várias definições e o termo é utilizado de variadas maneiras em todo omundo. Algumas definições existem relacionadas com a palavra design como forma dos produtos e serviços, outras definições referem-se ao design social como criação da realidade da mesma, design do mundo social.” Dentro do ‘mundo’ do design social, este é às vezes definido como um processo que contribui para o melhoramento do ser humano. Design social é inspirado por ideias de Victor Papanek.Papanek escreve sobre design responsável. Papanek é também um marco no fato do seu design ser orientado para as necessidades e não para as vontades do Homem.
O pensamento do design social no mundo do design junta-se ao desenvolvimento humano e ao capital social com novos produtos e processos lucráveis. Lucro e posse são fundamentais para a sustentabilidade que serve de base para o bem-estar do serhumano. Outra dimensão de design social é focalizada nos sistemas de projetar, que agrupa elementos como comunicação, desenvolvimentos de novos produtos e o meio ambiente.

Como uma evolução, a disciplina tem se especializado em atuação com projetos sociais, o que demanda mudança de algumas posturas e objetivos, não tão visíveis e palpáveis quanto o desenvolvimento de um produto industrial.Podemos conceituar, assim, Design Social como um aprimoramento do processo de inovação utilizando-se as ferramentas interdisciplinares de Design, e cujos objetivos podem ser sistematizados da seguinte forma: conscientização social; inserção no mercado; melhoria de processo; desenvolvimento de novos produtos; e valor agregado. Tendo como significação
primordial o apelo à responsabilidade social doprofissional executor da interferência, bem como o dimensionamento econômico e social de seu trabalho, em âmbitos diversos, tais como Design de produto, de serviços e de sistemas.
Segundo a Design21 Social Design Network, rede de design social filiada a Unesco, “Design Social é aquele Design que engrandece o bem, onde o bom Design é usado para um grande propósito. A rede crê que a real beleza doDesign implica no seu potencial de melhorar a vida. Este potencial primeiramente manifesta-se com uma série de decisões as quais resultam em uma série de conseqüências. A prática do Design Social considera estas decisões de grande valor, entendendo que cada passo no processo de Design é uma escolha que se perpetua em nossa comunidade, no mundo e na vida cotidiana. Estas escolhas são os resultados deidéias construídas, largas discussões e, mais importante, o desejo de se fazer o bem. Design Social é Design para todos nós”.
O foco principal de todo o processo é a pessoa, o cidadão. Para que tal foco seja atingido, o processo deve ser de todo participativo.

Atuação do Design Social

Há uma profusão de interferências visando o desenvolvimento sócio econômico da população de baixo podereconômico e com difícil acesso a informação. Diversos destes projetos possuem um mesmo discurso metodológico e teórico, mas, de maneira geral, o que se vê é uma mesmice na sua intervenção prática. O Design Social entra como um diferenciador nestas interferências, já que seu modo de ver as problemáticas, holística e ao mesmo tempo pragmática, possibilita sua fragmentação e conseqüente elucidação.Outro diferencial é o seu vínculo com o viés criativo, onde as fórmulas de
resolução de problemas encontram possibilidades diversas e quase sempre únicas.
Hoje se tem visto uma atuação predominantemente no campo do Artesanato, mas ainda podemos expandir sua atuação para os setores como Movelaria, Arquitetura/urbanismo, Decoração e Moda. Para isso, ainda são necessários esforços no aprimoramento...
tracking img