Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2638 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE 1

Faça uma resenha do livro “A casa da madrinha”. Lembre-se de que uma resenha deve ter uma parte descritiva e uma parte de crítica. Procure elaborar um texto claro, coerente, objetivo e crítico. Número mínimo de linhas: 25.

O livro “A casa da madrinha” de Lygia Bojunga Nunes, narra a história de um menino pobre e muito sofrido morador da cidade do Rio de Janeiro que ganhava avida vendendo sorvete nas ruas da cidade.
Certo dia seu irmão Augusto lhe contou da existência da casa da madrinha, lugar esse que a magia realizava todos os desejos almejados.
Depois de seus pais terem tirado da escola por não aceitarem os métodos educacionais mais que a professora aplicava em sala de aula e a concorrência ter aumentado muito na prova reduzindo seu lucro, o menino resolveentão pegar a estrada em busca da casa da madrinha.
Durante a viagem o menino encontra um pavão, com a qual seguem o caminho juntos.
O pavão pensava pingado, pois, devido a sua beleza exuberante aparecem cinco danos com o intuito de lucrar diante desta raridade. Eles o colocam na escola O Sarta, que lida ao contrário (atraso), lá ele passará por três cursos que molda o pensamento da ave, ouseja, o seu pensamento ficaria atrasado de forma que o pavão faria o que os donos ordenassem sem que não tivesse nenhum benefício.
O primeiro curso era o papo, aulas que nada contribuíam para o seu desenvolvimento, no entanto, o pavão ao perceber que aquele conteúdo exposto era “uma furada” ele passa então a não ouvir o que eles diziam.
Como a sua esperteza era grande, ele escapava da primeiraetapa, passando então para o segundo curso, onde, com o uso de uma linha seria costurado o seu pensamento, então o pavão conseguiu exercitar o seu pensamento de forma que ao costurar ele arrebentava a linha.
O pavão é transferido para a terceira e última etapa do curso, processo esse em que é colocado um filtro dentro de sua cabeça com o objetivo de controlar o pensamento da ave. Mas a torneiraveio com defeito, ocorreria que na maior parte do tempo ela ficava fechada, de forma que o seu pensamento saia pingado, então o pavão repetia tudo o que os outros falavam como também fazia o que lhe era ordenado. No entanto em alguns pequenos momentos a torneira se abria voltando assim o pensamento normal como também a sua determinação.
Em um desses momentos de solidez, o pavão escapa de seusdonos, então ele conhece o João das mil e uma namoradas que lhe faz o convite para viajar, mas somente depois de tantas paradas nos portos como também tantas penas arrancadas pelo marinheiro para presentear cada uma de suas namoradas é que o lindo animal percebe que está sendo explorado novamente, aí vem o seu abandono em um certo porto quando ele está totalmente depenado.
Todo arrasado e feio,conhece o veterinário que cuida dele fazendo voltar à aquela beleza exuberante, aí ele é vendido para o zoológico.
Acaba sendo roubado pelo vigia do zoológico, que com a idade avançada estava prestes a ser excluído da escola de samba e o pavão desta vez, asseguraria o vigia na equipe como também ocuparia um lugar de destaque, mas como o vigia era muito pobre, começa novamente os dias de penúriapassando muito fome e ficando fechado em um cômodo junto com as fantasias.
Certo dia o vigia acaba sendo dispensado da escola de samba, ele até pensou em devolvê-lo ao zoológico, mas o anúncio do jornal falou mais alto e decide vender o pavão para os donos de uma mansão, na qual ele seria o enfeite do jardim. Diante de muita solidão, o pavão conhece a cadela vira-lata Gata da Capa que escondia noporão da casa, os dois apaixonam-se, mas outra vez a ave se vê em uma grande angustia, pois a mansão fora vendida e logo em seguida demolida sem que desse tempo da cadela escapar pela pequena janelinha.
Ao escapar da gaiola em que estava preso, o pavão sai às ruas do Rio de Janeiro a procura de seu grande amor e em uma dessas ruas, o pavão encontra Alexandre e juntos os dois se defendem com...
tracking img