Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1123 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RESENHA







Identificação do Livro: Safári de Estratégia, Capítulos 1 a 5

Autores: Mintzberg, Henry;
Ahlstrand, Bruce
Lampel, Joseph














Data: 22/03/2012

Conteúdo

Os autores descrevem o processo de formulação estratégica em dez escolas de pensamento, divididas em três categorias:

Escolas Prescritivas: Design,do Planejamento, do Posicionamento;


Escolas Descritivas: Empreendedora, Cognitiva, do Aprendizado, do Poder, Cultural e Ambiental;


Escola Configurativa: da Configuração




As escolas de natureza prescritiva têm seu foco em como as estratégias devem ser formuladas, as de natureza descritiva apresentam mais preocupações com a descrição de como as estratégias são, de fato,formuladas. O último grupo, formado também apenas pela última das escolas apresenta como característica, a formulação de estratégia como um processo de transformação.

Além desta visão que apresenta as escolas, no capítulo inicial são introduzidos outros conceitos muito utilizados nas explanações dos conceitos das escolas.

As estratégias pretendidas plenamente realizadas são denominadas comoestratégias deliberadas; já as estratégias emergentes, surgem da realidade e passam a compor, com as estratégias pretendidas e as não realizadas, uma resultante que define as verdadeiras ações estratégicas empreendidas na organização.

O trabalho abrangeu a leitura e análise dos cinco primeiros capítulos, abrangendo todas as escolas descritivas, terminando na escola empreendedora.

Escola doDesign:

A formação de estratégia é vista como um processo de concepção.

O foco está na formulação de estratégias em um processo de concepção interna das organizações, buscando uma adequação entre as capacidades internas e as possibilidades externas, a fim de posicionar a empresa em seu ambiente.

A responsabilidade pela percepção e controle da concepção estratégica é do executivo principalda organização.

O processo resultará em um conjunto de estratégias únicas, simples, explícitas e totalmente formuladas.

A aplicação dos conceitos da escola do Design está no uso do modelo SWOT, resumidamente consistindo na avaliação dos pontos fortes e fracos (a visão interna), e a análise das oportunidades e ameaças (visão externa).



Escola de Planejamento

A formação da estratégiaé vista como um processo formal, sustentado por técnicas, programas, planos.

Deriva da escola de Design, aceitando a maior parte de suas premissas, com a substancial diferença de, em contraponto ao modelo simples e informal, ser elaborada em uma sequencia de etapas detalhadas e rigorosamente controladas.

É do executivo principal a responsabilidade total do planejamento, o qual deve serimplantado de acordo com seus objetivos e orçamentos (controle de desempenho) e estratégias e programas (planejamento de ações)

Escola de Posicionamento

A formação de estratégia é vista como um processo analítico.

Aceita a maior parte das premissas das escolas de design e planejamento, acrescentando o foco no conteúdo da estratégia.

Estratégias são posições genéricas, especificamentecomuns e identificáveis no mercado, saindo deste processo de planejamento, prontas para serem articuladas e implementadas.

Michael Porter foi o impulsionador desta escola, contribuindo com ferramentas como:
• modelo de análise competitiva, que identifica as cinco forças no ambiente de uma organização que influenciam a concorrência
• estratégias genéricas, na qual afirma existir apenas doistipos de vantagem competivas que uma empresa pode oferecer – baixo custo ou diferenciação.

Também é citada a cadeia de valor de Porter, a qual sugere que uma empresa pode ser desagregada em atividades primárias e de apoio.

Escola Empreendedora

A formação de estratégia é vista como um processo visionário.

Ao executivo principal caberá ter a capacidade visionária, com a qual ele...
tracking img