Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (297 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A) Pequeno esboço da evolução do ser humano

A existência do planeta terra é superior a quatro bilhões de anos, segundo pesquisas geológicas. A vida também é antiga,pois os biólogos acreditam que as primeiras células vivas datam de três bilhões de anos. O ser humano, mamífero descendente de um ramo dos primatas, se desenvolve há três milhõesde anos. Nesse processo de evolução, a utilização das mãos foi decisiva. A partir do momento que um grupo especifica de primatas conseguiu adotar uma postura ereta, as mãoscomeçaram a ser usadas como ferramentas para pagar e segurar objetos.

B) Quando a educação se da através do mito

Ao mesmo tempo em que o gênero humano evolui,transformando a natureza através do trabalho, o ser humano também desenvolveu idéias, valores e crenças sobre seu modelo de vida. Esse fato faz com que o ser humano se preocupe emtransmitir suas experiências cotidianas a seus semelhantes . os mais velhos aos mais jovens os segredos da sobrevivência e as formas possíveis de entender o mundo em que vivemos.Podemos também afirmar que a educação se da através do mito. O que significa isso? Os mitos carregam mensagem que se traduzem nos costumes e nas tradições de um povo, são umamaneira possível de se explicar um modo de vida.

C) A consciência mítica e a consciência filosófica

Nesse sentido, podemos afirmar que a filosofia se opõe ao mitopois a consciência filosófica não se limita a sentir o mundo. É sua ambição interpretá-lo de modo racional para, e, seguida, questionar a realidade. Enquanto o mito, através deestórias e crenças, contribuía para o ser humano aceitar o mundo e se adaptar, a filosofia luta por descobrir o porquê das coisas e a possibilidade de lhes modificar a ordem.
tracking img