Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (670 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E LETRAS – CCHL
DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CURSO: LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS
DISCIPLINA: TEORIA SOCIOLÓGICA IIIPROFESSOR: FRANCISCO MESQUITA

RESENHA CRÍTICA
O desenvolvimento como problema nacional

FRANCINALDO DA SILVA SOARES

TERESINA
2011
FERNANDES, Florestan. O desenvolvimento como problema nacional.São Paulo: Global, 1968.

Florestan Fernandes foi professor titular na Universidade de Toronto e Visiting Professor na Universidade de Yale e, a partir de 1978, professor na Pontifícia UniversidadeCatólica de São Paulo.
O autor em seu estudo sociológico, inicia o texto fazendo distinção entre os dois tipos de conceito de desenvolvimento. No primeiro se refere a integração da ordem social emque está estruturada a sociedade e o segundo ao modo pelo qual os homens transformam socialmente a organização da sociedade com o advento do capitalismo, dos movimentos sociais.
No estudo dodesenvolvimento da civilização e da sociedade, Fernandes enfatiza que o conflito e o planejamento são as duas formas capazes de impor alterações estruturais de poder, a luta pelo poder político é a luta pelocontrole social.
Analisando de um ponto de vista histórico vemos esse processo se concretizar nas revoluções presentes na história da humanidade como a Francesa, a Revolução Industrial, a RevoluçãoRussa em que mudanças ocorreram na estrutura social, com mudança de poder e consequentemente na ordem econômica, política, social e jurídica. Enfim o desenvolvimento possui um aspecto eclético em quetodos esses fatores junto com os movimentos sociais contribuem para a compreensão histórica deste em países como o Brasil que passou por várias crises econômicas e políticas, tendo o poder desde ocomeço de sua história exercido pelas classes dominantes.
Nesse contexto o autor cita como primeiro ciclo histórico revolucionário a extinção do pacto colonial e o advento do capitalismo, houve a...
tracking img