Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3119 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Nome:Eduardo costa konski
4 período
Historia
Prof.: Thiago Augusto de Sousa Castro.
Resenha

A implementação da Usina Hidrelétrica de Aimorés acarretou a realocação da cidade de Itueta. Como conseqüência da formação do reservatório, a cidade teve parte de suas terras inundadas, além disso, passou a abrigar parte do novo traçado dos 23 km da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Devido a estasalterações, uma nova cidade foi construída.Há falta de investigação sobre o modo como estão socialmente organizadas as famílias de descendentes de imigrantes europeus residentes na área diretamente afetada. Como também, a falta de conhecimento sobre as redes de relações sociais de que participam estas mesmas famílias e das características propriamente culturais dos grupos locais que perfazem apopulação rural da Área Diretamente Afetada, apontam que o EIA do empreendimento UHE Aimorés, não apresentou elementos suficientes que permitissem excluir cabalmente a possibilidade de existirem impactos negativos sobre grupos sociais diferenciados localizados na Área Diretamente Afetada pelo empreendimento.
A nova cidade chama-se Nova Itueta e foi construída nos últimos anos pelo consórcio da UHEAimorés, com o objetivo de abrigar os moradores de Itueta, cidade inteiramente demolida que se encontra submersa pelo lago da represa. Alcino José Nicoli prefeito desta nova cidade, que possui quinhentas casas e mais de dois mil habitantes, mas que não existe legalmente. De acordo com o Deputado Federal Mauro Lopes (PMDB), "O povo não tem escritura das casas e a prefeitura não tem como receberrecursos federais, porque não tem a documentação necessária".A nova cidade está cheia de problemas, e 90% das casas precisam ser revisadas"..Cabe destacar que também existiu divergência a respeito do método de remoção dos moradores. os moradores foram convencidos, a deixaram suas casa e a se mudarem para Nova Itueta, com a promessa do recebimento de cestas básicas e de um ano de água de graça,promessa que não foi cumprida. "Quem não aceitou foi pressionado a sair, ouvindo as explosões das casas ao lado, e vendo os vidros caindo de suas janelas"
Outro grave problema de Itueta consiste ao acesso do povo do norte do município à nova sede: “Antes bastava atravessar o rio de balsa. Hoje eles têm que alugar motos para vir receber sua aposentadoria, e fazem o seu comércio com Baixo Guandu, noEspírito Santo. O vereadores exigem que o consórcio recomponha a estrada tradicional, margeando o lago, para não isolar as duas porções da comunidade. "Se explodiram 20 quilômetros de pedreira para refazer a estrada de ferro, porque não querem explodir dois quilômetros para nos devolver nossa estrada.
O Ibama multou em R$ 400 mil o consórcio responsável pela usina e ameaça suspender a licença deoperação do empreendimento. De acordo com o Instituto, caso não seja revertido o descumprimento de quatro exigências sociais e ambientais, a hidrelétrica pode ser temporariamente desativada. Além destas exigências, o Ibama também cobra o cumprimento das condicionantes sociais referentes à indenização de pescadores e doceiras do município de Itueta que foram afetados pelo enchimento doreservatório .De acordo com dados da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais, um dos maiores problemas ambientais considerados neste processo, foi o desvio da vazão do rio Doce, abaixo da represa, por vários quilômetros, para o canal da casa de força da barragem. No leito seco, restaram poços de água parada nas crateras do lajeado. O prefeito de Aimorés, Alaerte da Silva, revelou seu temor quanto aoque acontecerá quando as águas do rio Manhuaçu não forem suficientes para alagar esse leito. Segundo Alaerte, "com certeza teremos epidemias causadas por pernilongos", afirmou. O médico Gilson Osório, secretário de Saúde da cidade, confirmou a presença dos mosquitos transmissores da malária e da dengue nos poços, além dos pernilongos que sempre atormentaram os moradores .
Marco Antônio...
tracking img