Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (691 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha Crítica

Brasília 26 de setembro de 2011

Resenha: O Homem que Calculava

O livro apresenta diversas visões da matemática, não somente da geometria, e por ter enigmas e problemas queestimulam o pensamento, sua leitura pode ser bastante agradável para o público escolar em diversos níveis.
A linguagem matemática utilizada no livro é simples, são somas, subtrações, divisões,multiplicações e frações, cabendo ao professor saber explorar os diversos problemas contidos na obra no momento ideal de sua aula a fim de gerar curiosidade e interesse sobre o assunto por parte do aluno.Um livro escrito em 1939, por Malba Tahan, O homem que calculava mesmo sendo escrito no período do modernismo foge das características modernas como o nacionalismo, se baseia na cultura Árabe,quebrando assim, as características desse período.
Professor de matemática e escritor, Malba Tahan, apesar do nome árabe, é brasileiro. Seu nome verdadeiro é Júlio César de Melo e Sousa; passou a adotarnomes falsos para se fingir estrangeiro e conseguir publicar suas histórias num jornal cujo seus contos, utilizando o nome verdadeiro, já haviam sido rejeitados. O nome Malba Tahan surgiu mais tarde,junto com a sua admiração por escrever histórias com temas árabes.
Na sua juventude já despontava como escritor de sucesso, vendia redações aos colegas mais endinheirados por 400 réis cada. Nunca foi umgrande aluno em matemática, só teve gosto pela matéria quando conheceu um professor de quem gostava. Durante a infância, na cidade de Queluz - interior de São Paulo, mantinha uma coleção viva decerca de 50 sapos em seu quintal. Curiosamente, sua formação superior não é de matemático, e sim de Engenheiro Civil pela Escola Politécnica em 1913. 
O Homem que Calculava, narra a passagem de Beremizpor Bagdá, onde se encontra diante de vários desafios e enigmas matemáticos. Em sua 70ª edição em 2007, o livro é a grande obra de Malba Tahan, que teve a sua primeira edição em 1939. Foi traduzido...
tracking img