Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (889 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
DELUMEAU. A escatologia e a predestinação.

O historiador francês Jean Delumeau é tido como um dos grandes ícones da histografia contemporânea, seus livros invadiram os quatros cantos do mundo, noBrasil várias de suas obras podem ser encontradas na língua natural do país como a História do medo no Ocidente, Anos de Felicidade, O Que Sobrou do Paraíso, dentre outros. O seu principal campo depesquisa é a história das mentalidades, tocando temas do cristianismo, nesse campo de pesquisa se notabilizou por sua crítica a Reforma Protestante, tornando-se uma referencia entre os estudiosos dorenascimento.
Pretendemos realizar neste momento uma apresentação e discussão critica sobre o 21º capitulo denominado A escatologia e a predestinação em que Delumeau utilizando-se de varias fontesprimárias entre elas mais de 46 livros de sermões da época realiza um pequeno recorte temporal entre 1640-1660, em que analisa os temores- o medo como introspecção ou como instrumento social, na vida doindivíduo ou na organização social. Nesta acepção, o autor vai discorrendo ao longo do texto de maneira minuciosa os diversos meios de culpabilização da consciência que a Igreja (assim como o Estado –segunda parte do texto ) desenvolveram para impor o medo a seu serviço ou a serviço dos interesses por ela defendidos.
O texto fora dividido em três partes, a primeira o autor demonstra aos leitoreso plano de fundo desse período histórico, apresentando as definições de escatologia e predestinação, revelando que o mundo na mentalidade da época era tido como macabro, misterioso e pecaminoso.Surge a redenção,como elemento diferencial em que a idéia de pecado se associa ao medo para fazer surgir o resgate que só a igreja poderia manipular. E ao contrário do que muitos pensam o autor inova oupelo menos é um dos poucos que escreve declaradamente que a Reforma foi o momento que mais houve um resultado e uma retomada de uma fermentação escatológica, pois o “protestantismo por muito tempo,...
tracking img