Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1746 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Obra: Currículo na Educação Infantil, diálogo com os demais elementos da Proposta Pedagógica, autoria: Vitória Líbia Barreto de Faria e Fátima Regina Teixeira de Salles Dias, Coleção Percursos, Editora Scipione,120 pg.
O livro apresenta o papel da proposta pedagógica, com base em três aspectos: a legislação, a prática pedagógica e o desenvolvimento cognitivo da criança. As autoras, Vitória Fariae Fátima Salles, condensaram nesta obra alguns aprendizados adquiridos a partir de pesquisas teóricas, das discussões políticas das quais participam e dos trabalhos desenvolvidos nas instituições de educação infantil. O livro traz também relatos de experiências que podem auxiliar os professores em suas atividades em sala de aula.
O livro está organizado em três capítulos. No capítulo 1, Ocurrículo como um dos elementos da Proposta Pedagógica, se discute a Proposta Pedagógica. As autoras conceituam o que é uma Proposta Pedagógica, abordando a legislação e as normas que a sustentam e como elas se articulam com os processos construídos nas Instituições de Educação Infantil. Discorrem também sobre o processo de elaboração dessas propostas pedagógicas e sobre quem devem ser os seus autores.Tratam dos princípios que as norteiam e do papel das secretarias de educação, e por fim, demonstram como os elementos constitutivos de uma Proposta Pedagógica se articulam entre si e suas relações com o Currículo na Educação Infantil.
No capítulo 2, O currículo na Educação Infantil: as relações da criança com os conhecimentos da natureza e da cultura, a partir da concepção de criança, suasformas privilegiadas de aprender e se desenvolver no contexto natural e sociocultural, local e mundial, é apresentado o papel da escola e da IEI na constituição dos sujeitos-criança. Diante dessas questões que sustentam e fornecem referências para o currículo, se expõem uma ampla rede de conhecimentos, atitudes, procedimentos e valores que devem ser trazidos para o cotidiano da Educação Infantil,apresentando múltiplas possibilidades de descoberta, apropriação, transformação e produção da cultura, abrangendo conhecimentos formais e informais sobre as linguagens, a sociedade e a natureza.
O capítulo 3, O currículo em ação na Instituição de Educação Infantil, busca fornecer referências práticas aos professores, mostrando como os diversos elementos da Proposta Pedagógica se articulam no fazercotidiano de professores que trabalham com crianças de 0 até 6 anos por meio de suas opções metodológicas, discutindo o papel do professor na construção de atitudes, procedimentos e valores que contribuem para a formação de sujeitos humanos, por meio de diferentes maneiras de trabalhar no dia-a-dia, onde são apresentados alguns exemplos de situações práticas, discutindo metodologias, posturas eintervenções adequadas ao desenvolvimento do trabalho de cuidar e educar na Educação Infantil, como projetos de trabalho, oficinas, sequências de atividades e atividades significativas.
A necessidade por pré-escola aparece, historicamente, como reflexo direto das grandes transformações sociais, econômicas e políticas que ocorrem na Europa, a partir do século XVIII. Eram as creches que surgiam,com caráter assistencialista, tendo em vista afastar as crianças pobres do trabalho servil que o sistema capitalista em expansão lhes impunha, além de servir como guardiãs de crianças órfãs e filhas de trabalhadores. Nesse sentido, a pré-escola tinha como função principal a guarda das crianças.
No século XIX, uma nova função passa a ser atribuída à pré-escola, mais relacionada paraeducação do que a de assistencialista. Os direitos da criança passam a ser expressos. Esses direitos estão explicitados em documentos que vão desde a Declaração Universal dos Direitos da Criança, para mencionar o plano internacional, passando pela Constituição Federal Brasileira de 1988, Estatuto da Criança e do Adolescente ( ECA) (lei n. 8.069 de 1990), Lei de Diretrizes e Bases da Educação...
tracking img