Resenha

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (631 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
CARVALHO, ROSITA EDLER.Educação Inclusiva com os pingos nos is. Ed. Mediação.

A professora Rosita é Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, além de Mestre em Psicologia,pela Fundação Getúlio Vargas. Sua formação acadêmica inclui ainda Pedagogia, Orientação Educacional, Psicologia e especialização em Psicopedagogia. Ao longo dos seus 28 anos de experiênciauniversitária exerceu atividades docentes em Psicologia, sempre com disciplinas ligadas aos portadores de deficiência e aos de altas habilidades, ou supervisionando estágios na área das dificuldades deaprendizagem. Publicou A Nova LDB e a Educação Especial, Escola Inclusiva, Removendo barreiras para a aprendizagem entre outros.
Neste livro Rosita se propõe a colocar os pingos nos "is" dessa questão,defendendo que a inclusão envolve a reestruturação das culturas, políticas e práticas das escolas que, como sistemas abertos, precisam rever suas ações, que ainda continuam elitistas e excludentes. Alertaa autora que a inclusão é um longo processo e não ocorre por decreto ou modismo. Para incluir um aluno com características diferenciadas numa turma dita comum, há necessidade de se criarem mecanismosque permitam que ele se integre social, educacional e emocionalmente com seus colegas e professores e com os objetos do conhecimento e da cultura.
Acredito que a inclusão e integração do alunoespecial requer que as escolas se adaptem a esses alunos, reconheça e atenda as diferenças individuais, respeitando as necessidades de todos. Envolvendo não apenas o ambiente escolar, mas também asfamílias e a comunidade em geral esclarecendo dúvidas a respeito dos alunos especiais.
O profissional deve está preparado para receber esse aluno com suas limitações acima de tudo. Deve ser especialistanos aprendizes e não mais nas especificidades que caracterizam determinados grupos ou alunos, como cegos, surdos e outras necessidades especiais, adaptando-se aos vários estilos e ritmos de...
tracking img