Resenha: “A IMAGEM DA GEOGRAFIA E DO ENSINO DA GEOGRAFIA PELOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS” Natanael Reis Bomfim

424 palavras 2 páginas
Resenha: “A IMAGEM DA GEOGRAFIA E DO ENSINO DA GEOGRAFIA PELOS PROFESSORES DAS SÉRIES INICIAIS”
Natanael Reis Bomfim

O presente artigo traz um conjunto de ideias referentes a questões problemáticas ligadas à prática pedagógica no ensino de Geografia nos anos iniciais de escolarização. Tendo como objeto a geografia escolar, Bomfim analisa e interpreta as representações sociais da Geografia e do ensino da Geografia, sobre as perspectivas: a construção do conhecimento geográfico na escola; a relação entre os conhecimentos do senso comum, o geográfico científico e geográfico escolar; a identidade do professor em sua prática pedagógica.
O autor critica a prática tradicionalista que o ensino de geografia ainda mantém, reduzindo a aprendizagem à mera memorização, sem fazer referência às experiências sócio-espaciais e sem levar em consideração os conhecimentos prévios que os alunos trazem em sua bagagem. Professores em sua maioria ainda aplicam os conteúdos de Geografia de maneira mais conceitual que procedimental, com uso excessivo do livro didático, de uma forma descontextualizada e repetitiva, onde os alunos não conseguem assimilar o conhecimento com suas práticas cotidianas e assim, poder construir o conhecimento a partir do que se vive.
Bomfim afirma que levar em consideração as representações sociais do espaço construídas pelos alunos e ligá-las aos conhecimentos geográficos “permitiria a aquisição de um pensamento geográfico crítico, susceptível de ajudar o aluno a se pensar e a agir no seu próprio meio e outro.” (pág. 108).
O autor também supõe que o que leva os professores de Geografia das escolas públicas, destes níveis de ensino, a adotarem essa prática tradicionalista são as dificuldades de ordem externa (principalmente econômica) e interna (tipo de currículo e organização do espaço escolar).
É necessário que para melhoria do ensino-aprendizagem do ensino da Geografia, os docentes busquem novas alternativas para além do uso do livro didático,

Relacionados