Resenha: o texto na sala de aula. concepções de linguagem e ensino de português – joão wanderley geraldi.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (897 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
• O baixo nível de utilização da língua
O resultado da crise no sistema educacional do Brasil é o baixo nível de desempenho linguístico pelos jovens, tanto na linguagem oral tanto naescrita. Na era tecnológica, os jovens tem uma grande dificuldade para escrever corretamente algumas sentenças, a linguagem padrão é substituída por termos que deveriam somente ser usados em redes sociais,por exemplo. É necessário reconhecer o fracasso da escola, dos alunos, no ensino do português e como esse vem sendo aplicado, porém, reconhecer esse fracasso não é culpar o professor pelo resultadodo seu ensino: há muitos alunos que não apresentam nenhum interesse em aprender ou melhorar o português.
Acompanhamos todos os problemas que os professores vivenciam: professores mal pagos eremunerados, “a verbas escassas e aplicadas com falta de racionalidade que nem mesmo a lógica do sistema poderia explicar” (MELLO, 1979). Encaramos a igualdade econômica para termos uma boa qualidadede ensino. Os professores podem não trabalhar nas escolas de seus sonhos, com alunos dos seus sonhos ou salário dos seus sonhos, mas podem agir de modo para transformar a escola, fazendo com que ela setransforme em um espaço democrático para todos. O texto foge da receita ou da denúncia de uma boa escola, bons professores ou bons alunos, buscando ações para que isso se torne real.
• Uma questãoprévia: a opção política e a sala de aula
Toda e qualquer metodologia de ensino articula uma opção política, com os mecanismos utilizados na sala de aula. Desde a bibliografia até a interaçãocom os alunos correspondem aos mecanismos utilizados na sala de aula, tudo corresponde ao caminho que os professores escolhem para suas atividades com os alunos. Entretanto, surgem as perguntas: paraque ensinamos o que ensinamos? Para que as crianças aprendem o que aprendem? No caso do ensino da língua portuguesa isso envolve concepções de linguagem e uma postura relativamente à educação. No...
tracking img