Resenha o senhor das moscas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1557 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha
GOLDING, Willian. O Senhor das Moscas. 1º Ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira. 2006. Tradução: Geraldo Galvão Ferraz.
A obra O Senhor das Moscas foi escrita por Willian Golding e publicada em 1954. O contexto era de pós Segunda Guerra Mundial, quando o medo se instalava depois da queda da bomba atômica, em um clima de tensão advindo da Guerra Fria.
O livro tem início com a queda de umavião, tripulado por crianças, em uma ilha deserta, a princípio paradisíaca. Não há adultos no avião e, portanto cabe só as crianças se organizarem. Os primeiros que se encontram são Ralph e Piggy, ambos fazem uso de uma concha encontrada para chamar as demais crianças que ficaram perdidas com a queda do avião, visto que a concha possui uma enorme sonoridade, com grande alcance. Por instinto acabampor realizar uma assembleia e votando, escolhem um chefe. Jack, outro garoto perdido, tenta ser o líder, mas os demais acabam por escolher Ralph. Fica decidido também que tem o poder da palavra o que tiver em mãos a concha. E como em uma atitude de chefe, Ralph designa os demais, o coro, a Jack para que ele os guie como achar melhor, sendo exército ou caçadores.
Ralph era loiro e forte. Piggyera chamado de porquinho por ter uma aparência gordinha e por isso sofria com a chacota dos outros, principalmente Jack, mas apesar disso possui grande inteligência, o que o fazia conselheiro do chefe. Também tinha asma e era quase cego, o que o obrigava a estar sempre com seus óculos. Jack Merridew tinha postura de comandante. Havia outros meninos, os quais não sabiam os nomes e também Simon e osgêmeos Sam e Eric.
Ralph decidiu que eles deviam desvendar se estavam mesmo em uma ilha para saberem se seriam resgatados. Chamou para junto de si Jack e Simon, e os três foram desvendar o local. Chegaram ao fim da ilha e decidiram subir até o topo. Ficaram maravilhados ao chegar lá. Sobretudo eram crianças e acreditavam estar vivendo uma aventura.
O autor apresenta a ilha em forma de barco:“Tinha a forma aproximada de um barco: uma saliência perto desta ponta; por trás deles havia a acidentada descida até a praia”.
Na volta para plataforma, onde estavam os outros, encontraram um leitãozinho preso a cipós. Jack com sua postura de caçador tirou a faca que estava portando, mas não conseguiu matar o leitão. Ainda não possuía essa coragem.
Reuniram-se novamente em assembleia, e concordaramque era preciso mais pessoas dispostas a caçar. Surgiu também o boato, por parte de um menino com uma cicatriz na face, da existência de uma fera, em forma de serpente, entretanto Ralph tratou de fazê-los acreditar que não existia fera alguma. Como queriam ser encontrados, decidiram fazer uma fogueira no alto da montanha para que fosse melhor visualizada caso um navio passasse por perto. Usaramos óculos de Piggy para acendê-la. Era preciso um grupo para não deixar apagar o fogo. Todos ainda concordavam em regras a serem cumpridas, porém , também queriam brincar e se divertir.
Jack começou a tornar-se obcecado por carne, querendo a todo custo matar os porcos para comê-los. Juntou o seu grupo de caçadores e pintaram o corpo e a face, como se estivessem camuflados. E isto fez com queconseguissem caçar um porco. Voltaram da caça cantando a vitória. Ao sair, porém, deixaram a fogueira apagar e nesse tempo passou um barco que poderia ter visto o fogo e os salvado. Ralph como não tinha consentido com a caça, ao menos sabia da mesma, cobrou satisfações de Jack que ficou irritado e acabou até agredindo Piggy.
Após isso, o medo da fera voltou a surgir. Simon tentou dizer que nãoexistia monstro nenhum, e que esse medo estava dentro de cada um, mas ninguém acreditou nele. Jack com seu fervor pela caça decidiu não ser mais guiado por Ralph. Os outros hesitaram, mas depois de algum tempo juntaram-se a Jack para a caçada. O novo grupo agora guiado por Jack conseguiu abater um porco, e colocando a cabeça do mesmo em uma estaca, oferecem-na para a fera. Apenas Piggy, Simon e...
tracking img