Resenha o segredo de luisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1118 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha do Livro "O Segredo de Luísa" de Fernando Dolabela
Dentro do universo de Minas Gerais, o livro aborda uma história onde discrimina desde a ideia de um produto/empresa até à sua conclusão no plano de negócios e início de atividade. A personagem Luísa é uma típica jovem dos nossos tempos onde os pais na ânsia dos filhos realizarem aquilo que eles não conseguiram ou no afã de sempre querer o“melhor” para o filho forçam eles a ingressarem em cursos superiores, o qual muita das vezes não decidiu ou não se identifica com a área a ser seguida. O reflexo dessa atitude são cursos onde turmas começam com 40 ou 30 alunos e formam apenas 10 ou menos, ou até mesmo profissionais que após se formarem ficam frustrados e vão atuar em outra área de formação por não se realizarem. Um exemplo bemcomum dessa situação são os casos de empreendedores de sucesso que após largarem o curso na universidade construíram empresas de sucesso mundial, como Mark Zuckerberg do Facebook, Steve Jobs da Apple, Bill Gates da Microsoft, Michael Dell da Dell, Eike Batista das várias empresas “X”.
O primeiro assunto abordado é a motivação e o perfil do empreendedor, Luísa ao procurar o professor Pedro começaassociar as qualidades e as características que normalmente um empreendedor apresenta os quais muitas delas não são natas, e sim adquiridas durante a vida, prova essa que muitos estudiosos acreditam que o empreendedorismo pode e deve ser ensinado desde a escola por ser de grande importância para desenvolvimento econômico do país. A ideia do empreendedor se torna a sua maior motivação, Luísa com a suaempresa Goiabadas Maria Amália (GMA) torna sua obsessão e começa a estruturar forças para enfrentar qualquer barreira sendo ela afetiva, familiar ou até mesmo financeira. O interessante na instrução de Pedro, e no ensino em geral do empreendedorismo é que ao contrário do ensino em geral nas escolas, é o instrutor que faz as perguntas, deixando o empreendedor incumbindo de procurar as respostas eelas servirem como guia para seu estudo e planejamento da nova empresa.
Pedro instrui Luísa e começa a dar forma na sua ideia, o seu maior desafio é conciliar seus relacionamentos com seu noivo e com a sua família, e também com o seu curso de odontologia. A realidade é simples, Luísa para colocar seus planos em prática terá que estudar o mercado, procurar um mentor, criar sua rede derelacionamento de pessoas que efetivamente poderá ajudar sua empresa, e se dedicar bastante no estudo na internet e nas organizações que prestam auxílio para início das empresas. Conforme já citado, essa dedicação toda de Luísa para transformar seus planos em realidade irá lhe custar muito caro, seu noivado começa a ficar abalado, as incertezas de Delcídio aumentam da mesma forma que os sumiços de Luísa, aossábados e outros dias comuns dos encontros são transformados em compromissos não explicados. A família que recebia visitas quase todas as semanas agora ficava só nos telefonemas, até tia Fernanda que foi umas das primeiras a receber as confissões de Luísa sobre suas intenções da GMA e de não seguir carreira do seu curso de odontologia, não recebia também visitas com frequência.
Luísa passa para opróximo passo, procura um mentor, dono de uma fábrica de biscoitos, o senhor André. Uma pessoa com experiências, capaz de antecipar os erros e dar melhor suporte, por também ser empreendedor. Com André, ela estabelece novas metas para a análise de mercado e finalmente iniciar seu plano de negócios. Luísa nessa ocasião já não é a menina somente com ideias, já pesquisou e está por dentro do universo daempresa. Após procurar o mentor, Pedro também orienta para que ela busque os sistemas de suporte que nada mais é do que instituições ou organizações que se dedicam a apoiar empresas emergentes.
A família de Luísa preparou para ela uma ardilosa armadilha para não só arrumar o emprego no consultório do Dr. Luís, como também a compra de um apartamento para ela e o Delcídio, e uma lua de mel no...
tracking img