Resenha O QUE PATRIM NIO HIST RICO

798 palavras 4 páginas
RESENHA DO LIVRO “O QUE É PATRIMÔNIO HISTÓRICO”

Esta resenha tem a intenção de apresentar o livro “O que é patrimônio histórico” do autor Carlos A. C. Lemos, Editora Brasiliense do ano de 1981, que trata da ideia que se faz atualmente sobre patrimônio histórico, definido como patrimônio cultural de um povo, mas lembrado pela maioria das pessoas apenas como um monumento ou lugar paradisíaco, o autor explica que é muito mais do isso, que objetos simples do cotidiano que documentem a memória e os costumes de uma época também fazem parte do acervo cultural e artístico. Ainda alerta para necessidade de preservação dos patrimônios históricos, seja através de coleções particulares, do mercado de arte ou da proteção de entidades governamentais, pois o necessário é preservá-los para que não se perca a memória arquitetônica e cultural de um lugar.
O assunto do livro está dividido em cinco principais capítulos (patrimônio cultural; dos artefatos; por que preservar; o que preservar; como preservar e indicações para leitura) além de um último capítulo contendo a bibliografia, e possui uma linguagem clara e acessível. O primeiro capítulo - patrimônio cultural – explica que o pensamento do professor francês Hugues de Varine Boham que divide o patrimônio histórico em três categorias, sendo eles: 1- os elementos pertencentes a natureza e meio ambiente, 2- o conhecimento, técnicas e saber fazer, 3- objetos, artefatos e construções obtidas a partir do meio ambiente e do saber fazer, são estes os bens culturais. O segundo capítulo - dos artefatos – explica que os artefatos devem estar inseridos em seu contexto junto ao cotidiano de sua utilidade para ser compreendido como um bem cultural, pois um objeto isolado não documenta a memória e os costumes de uma época.
O terceiro capítulo - por que preservar – explica que o termo preservar deve ser visto com toda a amplitude de seu significado, logo preservar seria proteger os recursos ambientais e artefatos e as condições ambientais com

Relacionados

  • REALE Miguel
    130280 palavras | 522 páginas