Resenha " o que é cidadania"

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (322 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O nome do livro já diz quase tudo. O livro apresenta várias maneiras de como colocar em prática a cidadania dos cidadãos. Mostra vários aspectos que formam o cidadão e principalmente osdireitos e deveres que se deve seguir. A autora tenta nos encorajar a irmos em busca de nossos direitos civis, sociais e políticos com o que julga uma arma nas mãos dos cidadãos, aconstituição.
Define a origem da cidadania, à quem atribui responsabilidade a pólis grega, desde as Revoluções Burguesas que tentam a busca por igualdade entre homens. Apresenta a visão de quatropensadores sobre a cidadania: Locke, Rosseau, Kant e Marx.
Conta como foi a Independência do Brasil e como era o direito à cidadania para as pessoas na época. Garante que o ensino da década de50 nem se compara com o dos dias de hoje. Era muito melhor. Indica o que deve ser feito para a existência da cidadania no país.
Os trabalhadores são obrigados a se submeter às condições deexploração do capital. Aparentemente, o trabalhador vende sua força em troca de bens que suprem sua vida. Mas não escolhe quanto e em que condições vai trabalhar. E tudo o que faz, namaioria dos casos, não lhe dá o retorno esperado: a alimentação, saúde, educação, habitação etc. Isso é o que garante Marx. Não vejo, sinceramente, nenhuma outra forma que expresse tão fielmente aminha indignação com a sociedade.
Marx divide a sociedade em exploradora e igualitária. Todos os exploradores exploram cada vez mais, enquanto a classe baixa se une para tentarsobreviver. Infelizmente não consigo imaginar um progresso no futuro.
Não se pode esquecer dos deveres, já que a cidadania transformada todos em "parte do governo", ainda que pretenda com issodestacar a ação dos sujeitos na conquista de direitos.
A autora comenta que dentre os deveres para uma cidadania plena, está fazer parte do governo, que seria um dos deveres do cidadão....
tracking img