Resenha o principe

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (870 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE LIONS - FACLIONS
DIREITO
DISCENTE: ARDEMY TORRES DE FARIAS

RESENHA DO LIVRO: O PRÍNCIPE
HISTÓRIA DO DIREITO
DOCENTE: HELTON FERREIRA

GOIÂNIA-GO
2011
FACULDADE LIONS - FACLIONSDIREITO
DISCENTE: ARDEMY TORRES DE FARIAS

RESENHA DO LIVRO: O PRÍNCIPE
HISTÓRIA DO DIREITO
PROFº. HELTON FERREIRA

Trabalho realizado para obtenção de nota na disciplina de História doDireito

GOIÂNIA-GO
2011
MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. São Paulo: Tecnoprint, 1979.
O autor era italiano natural de Florença, foi um dos maiores pensadores e filósofos políticos dahistória mundial. A presente obra é um livro de orientação prática de algumas ações políticas que o príncipe deve fazer para conquistar e se manter no poder, na qual Maquiavel presenteou o Príncipe Lourençode Médicis, visto que nesta obra envolve experiência e reflexões do autor. Que almejava a unificação da Itália, logo, o mesmo analisa a sociedade de maneira fria e calculista e não mede esforços quandose trata de como deve agir para obter e manter o poder, focando sempre o Estado. O conteúdo desta obra contribui para melhor entendimento do conceito e funcionamento do Estado, de suma relevânciapara o estudante de Direito.
Na presente obra o autor identifica apenas dois tipos de regime: as repúblicas ou os principados. A instabilidade maior acomete o principado novo, porque a chegada repentinaao poder de um senhor desconhecido, sempre termina por desgostar os que antes estavam no governo sem que ele tenha ainda a adesão ou a aceitação do povo.
Percebe também o fato da nova ordem terredobradas dificuldades em estabilizar-se quando implantada num território estranho, quando ali tem outra língua e costumes distintos. A melhor e mais segura maneira de dominar uma região conquistada,como ensinaram os romanos, é ir habitá-la ou colonizá-la. A ocupação militar direta, para Maquiavel, é instável e muito custosa e a guarda armada é inútil. Entretanto, há regras de dominação que devem...
tracking img