Resenha o príncipe maquiavel

Páginas: 5 (1179 palavras) Publicado: 20 de junho de 2011
RESENHA - O PRINCIPE

O Príncipe conta a história, de como é governo principado, como governar e manter a ordem de seu povo ate em meio às revoltas, aqueles que os desejam estão voltados ao seu poder sendo que muitas vezes é presenteado com objetos, joias, cavalos e espadas coisas dignas de sua grandeza, homem apreendido de grande e longo conhecimento, aprendendo que em tantos anos aquilolhe custe muito problemas, para que realmente seja um ser de conhecimento e que reconheça os demais príncipes não basta apenas governar em alta escala mais sim estar em meio ao povo resolvendo todos e quaisquer conflitos, entre os domínios são principados e repúblicas, Todos os estados foram republicas ou principados. Principados são hereditários ou novos, Se ganha com armas de outros oupróprias, por fortuna ou virtù.
Sendo assim não era de sua importância tratar das republicas, pois aquele na republica é eleito pelo povo, os principados hereditários podem ser mantidos bastando conservar a ordem vigente, de modo que seu príncipe é de engenho ordinário e sempre se manterá a não ser que tenha uma força muito excedente e o readquire por pior que seja o ocupante do poder.
Otexto analisa, em forma de preceitos ou ensinamentos, o poder do estado, na forma de principados, e procura explicar o que são de quantas espécies é como se conquistam e como se conservam. Maquiavel reúne assim, tudo que aprendera como diplomata, formando um impecável tratado de filosofia prática, simples, mas profunda. Um manual para governantes, e que ainda impressiona pela precisão e atualidadepelos conselhos que o italiano traz a tona, como por exemplo: como lidar com o povo. Toda ação é designada em termos do fim que se procura atingir.
A obra O Príncipe é um clássico da Ciência Política porque se trata de um modelo para a compreensão da realidade, isto é, trata-se de um livro atemporal. Ele não trabalha a política, como ela deveria ser, mas como ela realmente é nua e crua. Mas abase de toda a visão política e histórica de Maquiavel é a sua antropologia: a natureza humana é decaída e pérfida e, aqui, todos os fatos históricos são explicados naquele período da época, analisando a política como ela e, tende grande contribuição os ensinamentos e percebe que no capitulo XV, a objetividade cientifica de Maquiavel, com imparcialidade e sem juízo de valores.
Nestecontexto trata sobre a moda antiga, sem escrúpulos ou constrangimentos, expressando de forma simples a manutenção de poder onde em um mundo envolvido de interesses, conspirações, traição e guerra onde terras são exploradas com abundancia de uma obra útil embora a verdade extraída seja outra aqueles que observam republicas ou principados que nunca foi visto ou tem como existentes, em seu conjunto deensinamentos exposto por Maquiavel e que os fins justificam os meios empregados em sua consecução, que submeteu a tal expressão do maquiavelismo, sistema político tão empregado como quanto o esforço de ser negado.
De tal modo a obra implica que e voltado da natureza humano do homem, para ele os homens eram maus e se não tivessem motivos para ser bons, enfim, os homens são adotados de princípiosem qual o Príncipe deveria se precaver, o uso da força de quebra das palavras, oportunismo, enganação e aqueles mantidos por falsa imagem, uma vez que as pessoas são mais fiéis aos que temem do que aos que amam, e também de grande importância que o príncipe jamais seja odiado ou desprezível pelo povo, Para isso ele deve possuir cinco qualidades: piedade, fé, integridade, humanidade, religião sendoàs vezes de interesse possuir novas alianças quaisquer tomando um bom e menos prejudicial, e melhor parecer possuir as qualidades do que possuí-las de fato.
Esta visão da humanidade vista por Maquiavel é utilitarista, pois o uso ou não da bondade deve ser regida pela necessidade, A visão da humanidade vista por Maquiavel é utilitarista, pois o uso ou não da bondade deve ser regida pela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha
  • O príncipe Maquiavel
  • RESENHA DE O PRÍNCIPE (MAQUIAVEL)
  • Resenha de o principe (maquiavel)
  • Incompreendido
  • O príncipe, maquiavel
  • Resenha do livro O príncipe Maquiavel
  • Resenha, o príncipe de maquiavel.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!