Resenha - o positivismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2019 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O autor tem uma proposta com o texto de fazer "observações gerais sobre o que é positivismo, aplicando o método dialético, o método historicista: analisar o positivismo de maneira histórico-social, em sua evolução." (Löwi, 2008, P35).
A partir dos três princípios básicos do positivismo, o autor descreve a evolução do pensamento positivista, esses princípios são: primeiro, a sociedade éregida/dominada por leis naturais, isso quer dizer, são leis que não podem ser alteradas, e devem valer sempre, independentes da situação concreta apresentada, dessa forma não vai depender da vontade e da ação do homem. Como o autor exemplifica essa questão dizendo: "(...) Tal como a lei da gravidade ou do movimento da terra em torno do sol: pode-se até procurar criar uma situação que bloqueie a lei dagravidade, mas isso se faz partindo de que essa lei é totalmente objetiva (...)", sendo assim, as leis que regem a sociedade são como as leis naturais, logo, a sociedade é harmônica e todas as ações humanas são naturais, desarticulando a ação humana e dissociando o meio em que vivem e suas individualidades.
O segundo principio é o método cientifico adotado para analisar a sociedade, que é dasciências naturais, assim ligando diretamente ao principio das leis naturais, e dessa forma basta observar e descrever o que está sendo posto em evidencia, o imediato, o aparente, enfim o superficial e não aprofundar e na análise da demanda apresentada, pois se a sociedade é harmônica naturalmente, tudo é previsível e imutável.
E o terceiro principio é o da neutralidade científica, não se pode adotar umaposição a favor ou contra ao que está acontecendo: "Isto é, o cientista social deve estudar a sociedade com o mesmo espírito objetivo, neutro, livre de juízo de valor, livre de quaisquer ideologias ou visões de mundo, exatamente da mesma maneira que o físico, o químico, o astrônomo, etc." (Löwi, 2008, p36). O método positivista então está fundamentado na teoria de que a verdadeira ciência socialsó pode existir a partir do momento que ela se dissocia de preconceitos que possa interferir na análise e aplicação na sociedade.
O positivismo na sua forma clássica surge no século XVIII, quando é desenvolvida a filosofia da luz, a qual lutava contra a "ideologia dominante na época, a ideologia clerical, feudal, absolutista." ( Löwi, 2008, p 37). Reconhecendo assim, que o positivismo surgiucom um caráter de utopia, e principalmente teve grande serventia para os pensamentos revolucionários, que no caso era o movimento iluminista.

O autor coloca Condorcert como o pai do positivismo,
(...) Que foi o talvez o primeiro a formular de maneira mais precisa a idéia de que a ciência da sociedade, nas suas várias formas, deve tomar o caráter de uma matemática social, ser objeto de estudomatemático, numérico, preciso, rigoroso. É graças a essa matemática social que poderá existir uma ciência dos fatos sociais verdadeiramente objetiva. (Löwi, 2008, p37)

Então Condorcert utilizava da matemática social para chegar a uma conclusão sobre os fatos sociais apresentados eliminando os sentimentos de interesse e de paixão e da neutralidade para eliminar a intervenção do clero e danobreza sobre a ciência e assim chegar a uma resposta concreta sem interferência de valores.
Como esses interesses e paixões são, sobretudo, das classes dominantes feudais, para Condorcert se trata de eliminar do conhecimento social as doutrinas teológicas, os argumentos de autoridade papal, a autoridade de São Tomás de Aquino, enfim, todos os dogmas fossilizados que se arrogavam o monopólio doconhecimento social. (Löwi, 2008, p37)

Após Condorcert, surge Saint-Simon, discípulo direto do Condorcert, ele toma a biologia como modelo de ciência social, no caso utilizando da fisiologia, tornando assim a ciência social em fisiologia social, a sociedade deve ser considerada como um corpo e que é divido em partes/membros, tendo uma dimensão mais utópica e crítica que o próprio Condorcert.
Com...
tracking img