Resenha o ponto de vista de erikson

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Texto: O ponto de vista de Erik Erikson

O texto apresenta os pontos principais da teoria de Erikson, exemplificando cada um dos pontos relacionados. Erikson propôs que o desenvolvimento écomposto por uma serie de fases onde o sujeito passa por desafios que foram chamados de “Conflitos Nucleares”.
Em cada fase existe um obstáculo a ser ultrapassado pelo sujeito. Este desafio deixará suamarca na subjetividade do sujeito, sendo ela positiva ou negativa. Estas fases estão divididas em:
* Sensorial – oral: (Confiança X Desconfiança) Período entre o nascimento e o primeiro ano de vidada criança, onde a criança deposita na mãe sua sobrevivência.
* Muscular – anal: (Autonomia X Vergonha/Dúvida) Está relacionada ao segundo e terceiro ano de vida, a criança começa a ter ideia desuas capacidades e os pais são responsáveis por limitar a exploração do meio.
* Genital – Locomotor: (Iniciativa X Culpa) Fase dos 3 aos 5 anos de idade, a criança ganha mais autonomia, e começa ase relacionar com outras crianças. É também a fase da descoberta do gênero (masculino/feminino)
* Latência: (Construtividade X Inferioridade) Dos 6 aos 12 anos, período da entrada na escola, acriança percebe que é capaz de produzir algo.
* Adolescência: (Identidade X Difusão de papéis) Período entre 12 e 18 anos, após a obtenção de conhecimentos e a maturação fisiologia o individuo começada se questionar sua identidade e busca defini-la.
* Adulto jovem: (Intimidade X Isolamento) De 20 aos 30 anos, a intimidade nesta fase está relacionada a várias possibilidades, trabalho,relacionamento social ou sexual, etc. Nesta fase a identidade será reafirmada pela a intimidade consigo mesmo.
* Adulto: (Generatividade X Estagnação) Si passa entre os 30 e 60 anos de idade, fase onde oindividuo está apto a constituir uma família e transferir suas funções aos seus descendentes.
* Maturidade: (Integridade X Desgosto/Desesperança) A partir dos 60 anos de idade, é o final do...
tracking img