Resenha - o poder do mito

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (554 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAMPBELL, Joseph. O Poder do Mito. Editora Palas Athena: São Paulo, 1990.




No texto de Joseph Campbell, “O Poder do Mito” (seleção, resumo e adaptação de Carlos Guimarães, e músicaNostalgia de Yanni) “Por que mitos? Por que nos importamos com eles? O que eles têm a ver com nossas vidas?” o autor mostra, de forma simples, como o homem, desde os primórdios, vive em busca das mesmascoisas e de si mesmo, sempre na tentativa de vencer os desafios que lhe são impostos no cotidiano. Nesse sentido é imperioso perceber que nossa vida atual pouco difere daquilo que é posto no texto,e por isso, é uma fonte indiscutível para reflexões mais profundas, pois se trata de uma discussão sobre os mitos antigos e modernos que estão na base psíquica de todo ser humano.
Campbellcompara as histórias sobre a criação (Gênese e de outras religiões) e analisa como os mitos de outrora podem não mais atender nossas necessidades atuais. Por isso, na visão do autor, para nos adaptarmosà realidade, contamos histórias para que assim, possamos entrar em contato com o mundo que ora nos cerca. Isto é, buscamos nos mitos aquilo que temos em comum. “O mito é o relato da experiência devida”.
De acordo com o autor, por não estarmos familiarizados com a literatura do espírito, pois, racionalmente, fomos preparados para observar, valorizar e atingir o belo, a perfeição;preocupamo-nos mais com o ter em detrimento do ser e nos “esquecemos de que o valor genuíno, o prodígio de estar vivo, é o que de fato conta”. Nesse sentido, Campbell nos convida a resgatar a nossa própriaessência, voltar para dentro. Assim, segundo o autor, encontraremos respostas para as inúmeras inquietações que nos afligem.
Tomemos como exemplo a sugestão que Campbell faz quando sugere aleitura da lenda do Graal que, segundo afirma, a partir de então, possamos nos encontrar espiritualmente, pois, dessa forma, teremos como perceber que “não há nada de importante na vida que não exija...
tracking img