Resenha - o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 21 (5005 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O Monge e o Executivo: uma História sobre a Essência da Liderança
James C. Hunter tem mais de 20 anos de experiência na área de RH e treinamento. Possui uma carreira de muito sucesso como instrutor e palestrante. Ele é o consultor chefe da J. D. Associados. Escreveu livros notáveis, dentre, O Monge e o Executivo.
Você está convidado a juntar-se a um grupo que durante uma semana vai estudar comum dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos.
Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunter para ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes.
Se você tem dificuldade em fazer com quesua equipe dê o melhor de si no trabalho e gostaria de se relacionar melhor com sua família e seus amigos, vai encontrar neste livro personagens, idéias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. O Monge e o Executivo é, sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.

*
* Editora:Sextante
* Autor: JAMES C. HUNTER
* ISBN: 8575421026
* Origem: Nacional
* Ano: 2004
* Edição: 1
* Número de páginas: 144
* Acabamento: Brochura
* Formato: Médio

“O Monge e o Executivo” Uma História Sobre a Essência da Liderança foi editado inicialmente no ano de 1998, em inglês, com o titulo: “The Servant”. Já no Brasil teve como tradutora a EditoraSextante, no ano de 2004, aos cuidados de “Maria da Conceição Fornos de Magalhães”. O livro é composto por 137 páginas, sete capítulos e um epílogo.
Hunter conta uma história, em primeira pessoa, sobre um executivo. Um homem, casado e que passava por muitas dificuldades de relacionamento tanto no trabalho e em família. Com o passar do tempo, John Daily, formado em Administração pela UniversidadeValparaíso, personagem principal do livro, passa a sofrer em decorrência dos seus insucessos. A sua mulher Rachel, formada em Psicologia, o recomenda a procurar o pastor da igreja. O religioso o aconselha a passar uma semana em um retiro num mosteiro, perto do lago Michigan. A princípio houve resistência por parte de John, quebrada quando avisado pelo religioso que um dos quarentas frades que láhabitavam, um se chamava Leonard Horffman. Horffman, no trabalho, foi tido por muitos como uma lenda na arte de administrar empresas, porém desaparecera sem deixar pistas.

Na primeira reunião, Horffman solicitou que os seis integrantes do grupo fizessem uma pequena apresentação e comentasse o possível motivo que os levaram até ali. Enquanto seus colegas falavam, um por vez, John matutava sobre o queiria dizer. Na sua vez, Hoffman o pede que repita o que o ultimo participante havia dito. A primeira lição: saber ouvir. Explicou sobre liderança. Existe a liderança calcada no poder da força e aquela referente à autoridade das pessoas. A primeira você se impõe, a outra você pede que se faça. Mostrou a força do relacionamento, tanto na vida quanto no trabalho.

Simeão, pseudônimo de Horffman,explica a importância das coisas simples. Diz que não são nos bens materiais que se encontra a felicidade, mas naquilo em que temos de graça. Olhe o pôr do sol, as estrelas, um sorriso, uma flor.

Comenta sobre os paradigmas. Não devemos nos ater aos paradigmas passados. Os seres humanos têm medo de mudanças, muitos apegam às velhas leis. O mundo atual desafia constantemente os velhosparadigmas e impõem novos. Os Estados Unidos, por exemplo, já não é mais imbatível, a concorrência global, sim, é fato.

“Para liderar você precisa servir”. Desenhou uma pirâmide, e fez cinco cortes horizontais, distribuiu os cargos da empresa na forma de hierarquia. No topo, o Presidente, e na parte inferior, os Clientes. Disse que a pirâmide deveria ser inversa, na primeira classe, os Clientes, na...
tracking img