Resenha o monge e o xecutivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1954 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
IDENTIFICAÇÃO DA OBRA
O livro o monge e o executivo permite que o leitor se junte com um grupo, que durante uma semana vai estudar com um dos maiores especialistas em liderança dos Estados Unidos. Leonard Hoffman, um famoso empresário que abandonou sua brilhante carreira para se tornar monge em um mosteiro beneditino, é o personagem central desta envolvente história criada por James C. Hunterpara ensinar de forma clara e agradável os princípios fundamentais dos verdadeiros líderes. Proporcionando que sua equipe dê o melhor de si no trabalho se relacionando melhor com sua família e seus amigos, o livro aborda personagens, ideias e discussões que vão abrir um novo horizonte em sua forma de lidar com os outros. É impossível ler este livro sem sair transformado. O Monge e o Executivo é,sobretudo, uma lição sobre como se tornar uma pessoa melhor.
DADOS BIBLIOGRÁFICOS:Editora: Sextante
ISBN: 8575421026
Ano:  2004
Edição: 1
Número de páginas: 144
Acabamento:   Brochura
Formato: Médio |

APRESENTAÇÃO DA OBRA
O livro fala sobre a importância da liderança e do bom relacionamento entre líder e empregados. Conta a história de John Daily, um super oupado gerente-geral deuma grande indústria de vidros planos, era casado há 18 anos com Rachel e tinham dois filhos.
A vida de John parecia equilibrada em todos os sentidos, mas de repente ele percebeu que estava fracassando como chefe, marido e pai. O pastor de sua igreja sugeriu que ele participasse de um retiro num pequeno mosteiro que abrigava frades da Ordem de São Bento, que viviam numa vida de oração, trabalho esilêncio. Simeão era um nome que o perseguia, quando criança, sempre sonhava com uma pessoa de preto que o dizia : “Ache Simeão - ache Simeão e ouça-o”. John foi ao retiro com o intuito de agradar sua esposa, quando chegou ao mosteiro John ficou sabendo que o nome do lendário Leonard Hoffman era Simeão, o que provocou uma grande surpresa.
A idéia do livro é passar para o leitor que a mudançaserá um sacrifício mas que será bem recompensada, defendendo que a base da liderança não é o poder e sim a autoridade conquistada com amor.

RESENHA DA OBRA
- Prólogo.
O prólogo deste livro mostra a decisão de John Daily, executivo apoiado pela esposa a passar uma semana em um mosteiro.
John tinha sonhos recorrentes que sempre lhe diziam para encontrar um tal de "Simeão". Além disso orelacionamento dele com a mulher e filhos não estava indo muito bem. Igualmente na sua empresa, que estava passando por uma revolta sindical, muito provavelmente afetada pelo modo que ele liderava seus subordinados.
Após uma conversa com a mulher, ele vai de encontro ao pastor da igreja local, que o indica para participar de um retiro num pequeno e relativamente desconhecido mosteiro cristãochamado João da Cruz, perto do lago Michigan.

Neste retiro situavam cerca de 40 frades, dentre eles o "lendário" Leonard Hoffman, de quem John tinha conhecimento e dúvidas sobre o que teria acontecido com o paradeiro de "Len Hoffman".
Chegando no mosteiro, John é recebido e conduzido para o seu quarto. Durante uma conversa com o porteiro, ele fica sabendo que há dez anos o reitor do mosteiro, James,tinha dado ao famoso Len Hoffman o nome de irmão Simeão.
John fica um pouco atordoado com a notícia, e passa a noite tentando dormir com a cabeça a mil, pensando se seus sonhos teriam virado realidade ou que isso fosse somente uma coincidência.
Capítulo I – As Definições

John Daily participa do seminário sobre liderança com mais 5 companheiros. No início eles reagem com um certo ceticismoaos conceitos apresentados pelo frade (Hoffman). Aos poucos eles participam das idéias defendidas pelo monge. "É importante tratar outros seres humanos exatamente como você gostaria que eles o tratassem".
O monge defende que "a base da liderança não é o poder e sim a autoridade, conquistada com amor, dedicação e sacrifício".
"Saber ouvir é uma das melhores habilidades (mais importante) que um...
tracking img