Resenha o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
James C. Hunter tem mais de 20 anos de experiência na área de RH e treinamento. Possui uma carreira de muito sucesso como instrutor e palestrante. No livro o Monge e o Executivo, Hunter conta uma história, em primeira pessoa, sobre um executivo. Um homem, casado e que passava por muitas dificuldades de relacionamento tanto no trabalho e em família. Com o passar do tempo, John Daily, formado emAdministração pela Universidade Valparaíso, personagem principal do livro, passa a sofrer em decorrência dos seus insucessos. A sua mulher Rachel, formada em Psicologia, o recomenda a procurar o pastor da igreja. O religioso o aconselha a passar uma semana em um retiro num mosteiro, perto do lago Michigan. A princípio houve resistência por parte de John, quebrada quando avisado pelo religioso queum dos quarentas frades que lá habitavam, um se chamava Leonard Horffman. Horffman, no trabalho, foi tido por muitos como uma lenda na arte de administrar empresas, porém desaparecera sem deixar pistas.
Na primeira reunião, Horffman solicitou que os seis integrantes do grupo fizessem uma pequena apresentação e comentasse o possível motivo que os levaram até ali. Enquanto seus colegas falavam, umpor vez, John matutava sobre o que iria dizer. Na sua vez, Hoffman o pede que repita o que o ultimo participante havia dito. A primeira lição: saber ouvir. Explicou sobre liderança. Existe a liderança calcada no poder da força e aquela referente à autoridade das pessoas. A primeira você se impõe, a outra você pede que se faça. Mostrou a força do relacionamento, tanto na vida quanto no trabalho.Simeão, pseudônimo de Horffman, explica a importância das coisas simples. Diz que não são nos bens materiais que se encontra a felicidade, mas naquilo em que temos de graça. Olhe o pôr do sol, as estrelas, um sorriso, uma flor.
Comenta sobre os paradigmas. Não devemos nos ater aos paradigmas passados. Os seres humanos têm medo de mudanças, muitos apegam às velhas leis. O mundo atual desafiaconstantemente os velhos paradigmas e impõem novos. Os Estados Unidos, por exemplo, já não é mais imbatível, a concorrência global, sim, é fato.
“Para liderar você precisa servir”. Desenhou uma pirâmide, e fez cinco cortes horizontais, distribuiu os cargos da empresa na forma de hierarquia. No topo, o Presidente, e na parte inferior, os Clientes. Disse que a pirâmide deveria ser inversa, na primeiraclasse, os Clientes, na derradeira, o Presidente. Os funcionários não devem agradar somente o homem do topo, pelo seu poder; também os clientes, pois sem esses sequer existiria os demais. Servir não é dá tudo àquilo que o filho ou o funcionário deseja, é dá apenas o que ele necessita. Pessoas possuem necessidades diferentes. Há filhos que necessitam apenas de comida, outros de proteção. Mostra emforma de pirâmide, a Hierarquia das Necessidades Humanas, de Maslow. Comida, Água, moradia; Segurança e Proteção; Pertencimento e Amor; Auto-estima; Auto-realização.
A opinião contraria possui grande valor. Ouvir as divergências é uma característica essencial de um bom líder. Tratar as pessoas como gostaríamos de ser tratado. A obediência as regras nos coloca limites, elimina o orgulho.
Quandoindagado sobre quem foi o maior líder de todos os tempos, sem titubear, Simeão disse: Jesus Cristo. Ele foi o único que influenciou e continua a nos influenciar. Ele próprio quando administrador influenciava os subordinados a trabalharem entusiasmados em busca de um objetivo, inspirado no Homem de Nazaré.
A autoridade se constrói sobre serviço e sacrifício. O amor pelo que faz é vital para realizarum bom trabalho. Coloca a formula do clássico: “O Gerente Minuto”. Intenções menos ações é igual a nada. Ter intenção apenas não basta, deve promover a ação. A nova pirâmide: Vontade; Amor; Serviço e Sacrifício; Autoridade; Liderança.
Todos devem ter uma religião, todos devem acreditar em algo. Se você busca a verdade certamente a encontrará.
Amor, “agapé” (grego), incondicional, sem exigir...
tracking img