Resenha o monge e o executivo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1179 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O monge e o executivo: uma história sobre a essência da liderança.

Ao longo do tempo verificou-se que empregado, quando tem confiança e é comprometido com a empresa, obtém mais e melhores resultados, do que o empregado vigiado, controlado e mandado. A liderança, dentro de uma visão moderna, está sendo buscada por um simples fato: o controle de empregados custa caro, e não obtém a maiorprodutividade de cada empregado. Ou seja, é duplamente ineficaz: custa mais e não obtém o melhor.
Liderar é fazer com que um grupo de pessoas trabalhe em equipe e gerem os resultados desejados pela empresa. Para isto, um líder deve possuir habilidades como capacidade de motivar e influenciar as pessoas que trabalham com ele e qualidades como dedicação, equilíbrio e vocação. Quando o líder éextraordinário, ele impulsiona a produtividade, a lucratividade e a qualidade. Para contribuir para um mundo melhor, o líder precisa superar desafios, ter senso de realidade e manter-se flexível. A liderança é a arte de mobilizar os outros a batalhar por resultados acordados e esperados.
No ponto de vista do grupo as principais características do líder são:
1- Um líder tem que mostrar Curiosidade. Eledeve ouvir pessoas que estejam fora do círculo do “Sim, senhor”.  Se ele não testa suas crenças e opiniões, como ele sabe que está certo? A falta de habilidade em ouvir é uma forma de arrogância. Isso pode parecer que ou você acha que sabe tudo, ou que você simplesmente não se importa.
2- Um líder deve ser Criativo, fazer algo que ninguém imaginaria, algo realmente diferente. O famoso pensar forada caixa.
3- Um líder deve ser uma pessoa de Caráter. Isso significa saber a diferença entre certo e errado e ter coragem de fazer a coisa certa.
4- Um líder precisa ter Coragem. Coragem é o arriscar, acreditar no seu objetivo.
5- Um líder deve ser Competente. Você tem que saber o que você está fazendo. Mais importante que isso, você precisa se cercar de pessoas que saibam o que estãofazendo.
Resumindo, líder é aquele que tem visão. Sabe olhar à esquerda e à direita, descobre aquilo que os outros não veem, ele olha além. Anuncia boas notícias. Partilha sua missão com os outros, define objetivos, ele contagia e sabe aterrissar. O Líder Integral cria clima de ética, integridade, confiança, respeito pelo outro, transparência, aprendizado contínuo, inovação, pro atividade,paixão, humildade e inteligência emocional.
Em relação ao livro o autor preocupa-se com as definições de poder, autoridade e limites, fazendo com que o grupo que está trabalhando com o Simeão, personagem criado pelo autor para ser o responsável pela aventura de rever conceitos em cinco outros personagens, construa, a partir do diálogo, suas próprias apreensões sobre os temas.
Logo no primeirocapítulo o livro explica a diferença entre liderança e gerência. Aonde deixa claro que na liderança o líder lidera pessoas enquanto na gerência o gerente gerencia coisas. O líder influencia os outros, faz com que a energia se mova e que com a sinergia o encontro entre pessoas aconteça de fato. Neste sentido, mostra que liderança é executar as tarefas enquanto se constrói em relacionamentos, que sejamfrutos de relações saudáveis, onde as necessidades legítimas sejam trabalhadas como princípio de qualidade de caráter e os comportamentos habituais sejam escolhidos num esforço de relacionamento que, para ser bem sucedido, é obtido a partir da confiança. Outro ensinamento importante é que os pensamentos, emoções, ações e responsabilidades caminhem juntos quando se busca uma maior qualidade nasrelações.

Depois fala - se sobre a importância de sermos bons ouvintes, mostrando-nos que interromper as pessoas no meio de uma frase é enviar algumas mensagens negativas, o que demonstra que estamos com a cabeça ocupada com a resposta, mesmo sem prestar muita atenção no que o outro diz. O autor chama a nossa atenção para o fato de que se não se ouve realmente, não se valoriza a opinião...
tracking img