Resenha - o meio terrestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3583 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O meio terrestre
1 - Introdução
O solo pode ser estudado por suas características físicas, químicas e biológicas, com o objetivo de conhecermos suas propriedades e utilizá-lo no atendimento das necessidades humanas sem degradar o ambiente. Inicialmente o homem percebia o solo como suporte para si e seu deslocamento e para flora e fauna que eles desfrutavam. Depois se percebeu a capacidade dosolo para semear e obter germinação, surgindo assim a agricultura primitiva e itinerante. A melhoria advinda da capacidade de extrair sustento do solo contribuiu para a fixação do homem em um local.
Com a expansão populacional e o crescente domínio da energia para cultivar o solo (queimadas, arado e etc.) foi criada as condições para a / do milenar equilíbrio ecológico como consequência foramreduzidas a fertilidade e produtividade do solo. Por causa do mau uso do solo, muitos povos e culturas desapareceram sem deixar vestígios, outras deixaram apenas memórias.
Desde então, a humanidade vem se preocupando em conhecer novas maneiras de preservar o solo como fonte de seu sustento. Após o advento da revolução industrial com a consequente explosão demográfica e produtiva, mudou a escala doproblema, de local, limitado a áreas de solo em rápido processo de degradação, transformou-se em um problema de toda a humanidade à medida que interdependência econômica e social tornou a fome um problema que afeta a todos deixando claro que o bem estar e a qualidade de vida da humanidade dependem da preservação e equilíbrios do ecossistema da terra. A rica mesopotâmia de 6 mil anos atrás setransformou, em boa parte, em áreas desérticas em razão da exploração do solo e da irrigação tecnicamente deficiente, que levou a sua salinização.
É sob a perspectiva de componente de um ecossistema e de um problema de amplo interesse que devem ser entendidos os conceitos e as propriedades do solo aqui apresentados. É ainda sob o enfoque ecológico que o meio terrestre deve ser compreendido em face aodesafio ambiental.

2 – Conceitos, composição e formação de solos
2.1 – Conceito de solo
O conceito de solo pode ser diferente de acordo com o objetivo mais imediato de sua utilização. De um modo geral, o solo pode ser conceituado como um manto superficial formado por rocha desagregada e, eventualmente, cinzas vulcânicas, e mistura com matéria orgânica em decomposição, contendo ainda, água e arem proporções variáveis e organismos vivos.
2.2 – Composição do solo
A proporção dos componentes do solo pode variar de um solo para outro. Em termos médios de ordem de grandeza, os componentes podem ser encontrados na seguinte proporção:
* 45% de elementos minerais
* 25% de ar
* 25% de água
* 5% de matéria orgânica.
A matéria sólida mineral é, preponderantemente, provenientede rochas desagregadas no próprio local ou em locais distantes, trazidas pela água e pelo ar. A degradação das rochas se da por intemperismo (ações físicas, químicas e em menor escala, biológicas).
As principais ações físicas que provocam a degradação do solo são a erosão pela água e pelo vento, variações bruscas de temperatura e o congelamento de água em fissuras. As principais ações químicasocorrem sobre as rochas calcárias atacadas pela água que contenham gás carbônico dissolvido e, em situações específicas, chuvas ácidas.
A parte líquida é fundamentalmente constituída da água proveniente de precipitações, tais como: chuvas, serenos, neblina, orvalho e degelos de neves e geleiras. A parte gasosa é proveniente do ar existente na superfície e dos gases da biodegradação de matériaorgânica nos quais predomina o dióxido de carbono e outros como o metano. A parte orgânica é proveniente da queda de folhas, frutos, galhos e ramos, além de restos animais, excrementos e outros resíduos, em diferentes estágios de decomposição, em fase sólida ou líquida. É da biodegradação que resulta o húmus do solo, responsável, em boa parte, pelas suas características agrícolas (produção primária)...
tracking img